Ibovespa próximo da máxima histórica ou na metade do caminho? Depende do gráfico que você está usando

Índice está perto da máxima em valor nominal, mas muitos alegam que situação é diferente quando levada em conta inflação, CDI e dólar

Thiago Salomão

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa superou a faixa dos 71 mil pontos nesta semana e está a menos de 3 mil pontos de alcançar a sua máxima histórica. Mas será que está mesmo?

Para confrontar essa tese, alguns especialistas utilizam alguns outros gráficos e apontam que o benchmark da bolsa brasileira está perto da máxima apenas em valor nominal. Quando o índice é dolarizado ou descontado pelo IPCA ou CDI, a situação seria bem diferente – ou seja, bem distante da máxima histórica. Isso seria motivo para comemorar já que há como o índice subir ainda mais ou é ruim, por que mostra que o mercado não está tão otimista como parece? 

1- Gráfico Ibovespa nominal

Mostra o valor nominal do Ibovespa. Atualmente estamos na faixa dos 71 mil pontos, enquanto a máxima histórica passa por 73.920 pontos, alcançada em maio de 2008. 

2- Ibovespa ajustado à inflação

Mostra o quanto o Ibovespa “oscilou” em relação ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) no período. Pela imagem, a conclusão que temos é que a inflação cresceu muito mais do que o Ibovespa no acumulado do período. Ou seja, corrigindo à inflação, aqueles 73 mil pontos de 2008 deveriam valer metade do que valia.

3- Ibovespa ajustado ao CDI

O CDI é um índice de referência para aplicações de renda fixa. Ao comparar o Ibovespa com ele, podemos concluir quanto o investidor perdeu por ficar aplicado no Ibovespa neste período por conta da “taxa de carrego” – na prática: se o investidor tivesse deixado o dinheiro parado em uma aplicação super segura que segue o CDI, o rendimento teria sido muito maior.

4- Ibovespa “dolarizado”

Divide o valor do Ibovespa pela taxa de câmbio do período. Atualmente, estamos em 22 mil pontos no Ibovespa em dólares, contra 45 mil pontos daquela época, reflexo também da taxa de câmbio bem diferente do período (na época, o dólar estava abaixo de R$ 2,00).

Conclusão: o gráfico de Ibovespa nominal é utilizado por analistas técnicos, enquanto os gráficos do Ibovespa ajustados à inflação ou ao CDI são apenas dados para comprovar como o Ibovespa performou mal no período, sem ter um uso prático. Já o Ibovespa dolarizado talvez seja o mais importante dos 4 gráficos, pois ele é a maneira como investidor estrangeiro olha para o Brasil – e o estrangeiro responde por metade do volume negociado na Bovespa. Dessa forma, olhando por essa ótica, estar na metade do caminho da máxima histórica deixa o cenário mais atrativo da nossa bolsa para o “gringo”, o que pode propiciar altas bem superiores da faixa dos 73 mil pontos.

 

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers