Quais são os efeitos esperados para a denúncia de Janot contra Temer?

O programa Na Real na TV vai ao às segundas-feiras, a partir das 14h

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Enquanto o mundo político aguarda a apresentação formal da denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente Michel Temer, os eleitores repercutem a mais recente pesquisa Datafolha, que voltou a apontar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na liderança de todos os cenários para primeiro turno e o crescimento da figura do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) nas intenções de voto.

Não se sabe ao certo qual será o futuro do atual governo. Se a cada dia que passa, menos provável se torna uma queda, a revelação de fatos novos pode trazer uma reversão nessa tendência e derrubar definitivamente a base de apoio do peemedebista.

É nesse contexto que deputados e senadores fazem seus cálculos levando em conta o pano de fundo da Operação Lava Jato, que a cada dia que se passa se aproxima de um desfecho para o caso de Lula. Se condenado em primeira e segunda instâncias, o petista perde a possibilidade de concorrer à presidência. Enquanto isso, os ecos por antecipação das eleições, pleito direto ou indireto completam uma conjuntura caótica em Brasília.

Continua depois da publicidade

Para entender um pouco melhor o que está por vir em mais uma semana decisiva para a política, o Na Real na TV entrevista o cientista político Carlos Melo, professor do Insper. Assista ao programa:

O programa Na Real é transmitido ao vivo todas as segundas-feiras das 14h00 às 14h30 na InfoMoneyTV. Para conferir a grade completa com as gravações anteriores, clique aqui.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.