O governo conseguirá escapar de uma nova rodada de concessões na reforma da Previdência?

O programa Na Real na TV vai ao ar todas as segundas-feiras, a partir das 14h

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O governo conseguiu, na semana passada, superar a primeira de muitas difíceis etapas para a aprovação da reforma da Previdência no parlamento, mas as flexibilizações no texto original já acenderam um sinal de alerta entre os agentes econômicos. Para alguns, a rodada de concessões em troca da construção do apoio necessário à proposta de emenda constitucional já era esperada, enquanto outros chamam atenção para o fato de o governo, mesmo após abrir mão de pontos importantes do texto, ainda não contar com o quórum necessário para uma votação em plenário — neste caso, pelo menos 308 votos favoráveis em dois turnos na Câmara.

Os desafios a serem enfrentados nesta matéria ainda são maiores do que as vitórias que a base de Michel Temer conquistou na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) e comissão especial da reforma previdenciária na casa legislativa até agora. Além de toda a tramitação na Câmara, ainda há um longo caminho a ser percorrido no Senado Federal. Tendo isso em mente, quais são as chances de o governo ter que recorrer a uma nova rodada de concessões e desidratar ainda mais seu principal projeto do ano? Qual será o tamanho da reforma previdenciária aprovada pelo Legislativo? Ela será suficiente para conter a escalada das despesas públicas e sinalizar maior sustentabilidade das contas do Estado brasileiro?

Para responder a essa e outras perguntas, o programa Na Real na TV recebe, na tarde desta segunda-feira (8), o analista político Rafael Cortez, da Tendências Consultoria.

Continua depois da publicidade

Acompanhe a entrevista ao vivo:

O programa Na Real é transmitido ao vivo todas as segundas-feiras das 14h00 às 14h30 na InfoMoneyTV. Para conferir a grade completa com as gravações anteriores, clique aqui.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.