Bill Gross: enquanto todos olham para o Fed, outros 2 BCs podem criar o “inferno” no mercado

"É algo que poderia causar estragos no mercado de títulos", disse ele em entrevista na CNBC

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Enquanto o Federal Reserve está aumentando gradualmente as taxas de juros nos EUA, as ações de dois outros bancos centrais são, na verdade, a coisa mais importante para acompanhar agora, disse o gestor da Janus Capital e fundador da Pimco, Bill Gross, à CNBC nesta quarta-feira (15).

“É algo que poderia causar estragos no mercado de títulos”, disse ele. Isso porque a política monetária, tanto na Europa como no Japão, está levando os investidores internacionais a comprar Treasuries americanos, explicou. Atualmente, o Banco Central Europeu está comprando 80 bilhões de euros por mês em títulos, enquanto os títulos japoneses de 10 anos estão fixados entre zero e 10 pontos-base, disse Gross.

“Uma vez que Draghi comece a diminuir [as compras], isso provavelmente não acontecerá por alguns meses, mas quando ele começar a diminuir e reduzir os US$ 80 bilhões por mês, uma vez que esse limite de zero a 10 pontos base for eliminado no Japão, então o inferno poderia quebrar solto em termos do mercado de títulos em uma base global”, alertou.

Continua depois da publicidade

Gross acredita que os mercados estão reagrupando porque a declaração do Fed foi um pouco menos “hawkish” do que alguns investidores pensavam. Na verdade, ele acha que a presidente do Fed, Janet Yellen, é “dovish” de coração. “Ela teme que os mercados, que os preços dos ativos estão sujeitos a quedas e em alguns casos recessões significativas – não cisnes negros, mas talvez cisnes cinzas – e assim ela quer mover-se em uma base gradual e indicar isto para o mercado”, disse.

E Gross não espera muita mudança de tom quando o presidente Donald Trump começa a fazer nomeações para o Federal Reserve. “Há uma tendência sempre para que os presidentes selecionem presidentes dovish e membros também dovish afim de perpetuar o ciclo econômico para a eleição seguinte”, completou.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.