“Espero que Trump tenha cometido bazófia eleitoral; seria o melhor cenário para nós”, diz Canuto

Perspectiva de maior protecionismo comercial não é nada positiva para os emergentes, afirmou Otaviano Canuto, diretor brasileiro do Banco Mundial

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O mundo passou por uma grande rotação nos investimentos após a eleição de Donald Trump, com os investidores deixando os emergentes e títulos americanos e adquirindo ações americanas.

Isso porque, durante o discurso de vitória, o presidente eleito americano afirmou que iria implantar um programa de infraestrutura de US$ 1 trilhão em dez anos, além de implementar a desregulação nos negócios. Por fim, ele apontou que implantará um grande corte de impostos, tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas.

Para o diretor do Banco Mundial, Otaviano Canuto, essas medidas, em muitos pontos, lembram o “Reaganomics”, medidas adotadas pelo ex-presidente Ronald Reagan cujos resultado de crescimento de renda e produtividade foram melhores do que os registrados em períodos anteriores e posteriores. Contudo, o sucesso desses programas no cenário atual dependerá do ponto de partida de Trump e ainda há dúvidas sobre o impacto das medidas sobre a aceleração econômica e a inflação, afirmou Canuto durante o 11º Seminário Internacional da Acrefi (Siac 2016).  

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Conforme aponta o diretor do Banco Mundial, há uma ironia no quadro atual norte-americano, uma vez que o atual presidente Barack Obama buscou fazer um programa de infraestrutura de US$ 400 bilhões em seis anos que não passou pelo Congresso, algo que deve ser aprovado agora. O programa de infraestrutura é algo que muitos economistas vêm defendendo para tirar os EUA da estagnação secular.

Porém, há problemas ao olhar um horizonte mais longo para a economia americana. “No curto prazo, há espaço para maior endividamento, desde que seja acompanhada pela perspectiva de reforma fiscal para que a dívida não seja explosiva, algo que não vai ocorrer agora. Trump vai chutar o pau da barraca em relação ao quadro estável”, afirmou. 

De acordo com o diretor do Banco Mundial, um outro problema é que o conjunto das políticas do presidente eleito deve levar a um aumento de déficit da balança comercial, o que pode aumentar ainda mais o discurso protecionismo comercial, bandeira defendida pelo republicano durante a campanha. E esta é a grande diferença entre Trump e Reagan: a alusão à política comercial restritiva. Neste sentido, um forte protecionismo comercial será uma má notícia para os emergentes. “Espero que o Trump tenha cometido apenas bazófia eleitoral, e que não estivesse falando a sério durante a campanha. Esse seria o menor cenário para nós”, destacou o diretor do Banco Mundial. 

Continua depois da publicidade

Além disso, destaca que, com a perspectiva de aumento da inflação com as políticas de Trump, o Federal Reserve deve acelerar as altas de juros – algo que, contudo, aconteceria de todo modo – aumentando a atratividade da renda fixa dos EUA e atraindo capitais antes alocados em outros países. Isso impacta principalmente os emergentes, algo que já foi observado após a eleição do republicano. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.