Agricultura precisa criar conexão com saúde e nutrição, diz especialista

Novo consumidor cada vez mais valoriza esses temas no ato de se alimentar, afirma Fernando de Barros

Datagro

Publicidade

A agricultura precisa criar conexão com as áreas da saúde e nutrição, a fim de se aproximar do novo consumidor/cidadão, que cada vez mais valoriza estas questões no ato de se alimentar. Foi o que destacou Fernando de Barros, gerente-executivo do Instituto Fórum do Futuro, durante palestra nesta segunda-feira (03) no Pensa, Centro de Conhecimento em Agronegócio da Fundação do Instituto de Administração (FIA), da USP. O Fórum do Futuro é um “think thank” que atua na área agroalimentar e de bioenergia, e tem como parceiros instituições de peso ligadas ao agronegócio, como Embrapa, FAO, IICA, Esalq, Ufla, entre outras.

Agricultura precisa conciliar ciência e produção de alimentos (Foto: Stock Exchange)

De acordo com Barros, a agricultura tem que investir na construção de uma nova narrativa que decodifique a Ciência empregada na produção de alimentos, tendo como foco estabelecer nexo com saúde e nutrição. “Caso contrário, se o setor não fizer isso, a busca por esta relação [agricultura, saúde e nutrição] será desconstruída”, disse, acrescentando que o “conhecimento científico vem perdendo relevância para o senso comum”. 

Para ilustrar seu raciocínio, o especialista citou, por exemplo, pesquisa da Fapesp, a qual mostra que somente 8% da população brasileira é capaz de entender o discurso do agronegócio, e que somente 23% relaciona Ciência a alimento. Segundo Barros, existe uma campanha contra a agricultura tecnificada, numa espécie de negação dos avanços tecnológicos. De acordo com o especialista, a agricultura tem que falar mais, por exemplo, sobre gastronomia, com o objetivo de dialogar com o público das cidades. “A grandiosidade da alimentação não vem sendo capturada pelo agro”, ressaltou.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Também presente ao evento, o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, enfatizou que o agronegócio precisa melhorar sua comunicação com o universo urbano. “Comunicamos mal demais com o consumidor.” Na avaliação de Barros, propagandas, por exemplo, que mostram enormes boiadas seduzem quem já é da agricultura, mas não têm impacto positivo para o cidadão/consumidor urbano. Segundo o dirigente do Instituto Fórum do Futuro, é imprescindível mudar esta percepção, já que a agricultura tropical sustentável é a melhor notícia que o Brasil pode levar para o mundo.

Tópicos relacionados