Conteúdo editorial apoiado por

Bancada ruralista negocia futuro do agronegócio com Michel Temer

Extinção da Conab, novo Plano Safra e um ministro com mais articulação estão na pauta de reivindicações

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e mais dez entidades do agronegócio, entre sindicatos e associações, participaram de uma reunião com o vice-presidente Michel Temer nesta quarta-feira (28) em um anexo do Palácio do Planalto, em Brasília. Além da demonstração de apoio da bancada ruralista ao processo de impeachment e a sucessão de Michel Temer, o setor foi reivindicar uma agenda positiva para o agronegócio e pedir um ministro da agricultura com maior articulação entre as outras pastas ministeriais.

Os parlamentares entregaram um documento com mais de sete páginas contendo propostas para o crédito agrícola, seguro rural, relações exteriores, direito de propriedade, meio ambiente, infraestrutura e logística, defesa agropecuária, relação trabalhista e política agrícola.  

O documento ainda pede o anúncio de um novo Plano Safra 2016/2017, que comece a vigorar a partir de 1 de julho e que dê maior prioridade à oferta de crédito, especialmente de custeio, e com juros controlados pela inflação.  O setor ainda reivindica que o governo estimule a entrada de capital externo para financiar a agricultura brasileira.

Continua depois da publicidade

Outra proposta do documento é a extinção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Desejo semelhante da ministra Kátia Abreu, que vem estudando um processo de modernização da Conab, com a venda de armazéns e dos estoques públicos, tonando a estatal uma empresa de inteligência, como estava previsto no projeto original no início da década de 90.

A FPA também deixou claro que não vai aceitar “amadores” à frente do ministério da agricultura, em referência a possível negociação da pasta com o Partido Republicano Brasileiro (PRB). Em nota divulgada nesta quarta-feira, a bancada ruralista diz que “no comando desta Pasta é imprescindível a presença de um líder diferenciado, que tenha conhecimento profundo do setor, com estreito relacionamento com as entidades representativas e com as lideranças políticas. Essa é a condição indispensável para que tenha o necessário apoio a fim de implantar todas as mudanças que o setor mais exitoso da economia necessita”.