Ibovespa Futuro tem 1ª alta em 8 pregões com correção e melhora no cenário externo

As bolsas europeias sobem em dia de repique no mercado brasileiro após sucessivas quedas; dólar recua após chegar nos R$ 3,35

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa Futuro abre em alta nesta terça-feira (28) com correção depois de registrar 7 quedas consecutivas em meio ao corte da meta fiscal e fortes baixas no mercado acionário chinês. Lá fora, as bolsas sobem evitando o contágio da China e repercutindo o início das negociações da Grécia com seus credores, além do PIB maior do que o esperado no Reino Unido. No Brasil continua no radar a preocupação com um provável corte no rating soberano do País, tanto pela Moody’s, que esteve aqui nas últimas semanas como pela Standard & Poor’s, que pode colocar a nota do Brasil em perspectiva negativa. 

Às 9h05 (horário de Brasília), o contrato futuro do índice para agosto subia 0,42%, a 49.330 pontos. Já o dólar futuro também para agosto recua 0,58%, a R$ 3,349. 

De acordo com a Folha de S. Paulo, a mudança da meta de superávit primário, de 1,1% do PIB para 0,15% do PIB, gerou temores de que a S&P possa mudar os seus planos e fazer uma avaliação negativa da perspectiva da nota brasileira.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Cenário externo
As bolsas asiáticas buscaram um movimento positivo após a derrocada do mercado chinês na véspera, mas boa parte delas fechou em queda. O governo chinês tentou acalmar o mercado, com os reguladores do país dizendo que estavam dispostos a comprar ações para estabilizar o mercado, enquanto o BC da China injetou dinheiro nos mercados e até mesmo insinuou uma maior flexibilização monetária.

Contudo, a maioria dos índices acionários focados na China continuaram bastante voláteis mesmo após Pequim prometer mais apoio e a confiança continuava fraca com muitos investidores buscando sair dos mercados nos primeiros sinais de um rali.

“A confiança de investidores de varejo no mercado continental está muito fraca. Eles preferem ficar longe do mercado após liquidar suas posições”, disse o diretor da UOB Kay Hian, Steven Leung. Enquanto isso, alguns investidores buscaram refúgio da volatilidade do mercado em ativos considerados portos-seguros como bônus soberanos e o iene. Desta forma, Xangai caiu 1,68%, enquanto o japonês Nikkei teve leves perdas de 0,10%.

Continua depois da publicidade

Na Europa, por outro lado, o dia é de expressiva alta, com os olhos também voltados para a China, além da temporada de resultados do segundo trimestre. No noticiário econômico, foi divulgado o PIB do Reino Unido, com crescimento de 0,7% na comparação trimestre na prévia do PIB do segundo trimestre. O resultado representa uma aceleração em relação ao primeiro trimestre, quando o PIB avançou 0,4% na comparação trimestral. Em relação ao mesmo trimestre do ano anterior a alta foi de 2,6%, sendo que ambos os resultados ficaram em linha com a expectativa do mercado.

E a Grécia segue no radar: as negociações entre o país e os credores internacionais para um terceiro resgate, estimado em até 86 bilhões de euros em três anos, começaram oficialmente hoje (28). Ao todo, 12 técnicos da Comissão Europeia (CE), Banco Central Europeu (BCE), Mecanismo de Estabilização Europeu (MEE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) visitaram esta manhã a Secretaria-Geral de Contabilidade.

Nesta primeira etapa das negociações, os técnicos vão recolher dados sobre o estado das finanças públicas para fazer uma nova avaliação à luz do impacto que tiveram as restrições bancárias impostas há um mês na evolução financeira.

Continua depois da publicidade

O Ibovespa Futuro é um bom termômetro de como será o pregão, mas nem sempre prevê adequadamente movimentos na Bolsa a partir do sino de abertura.