PT estuda voltar com CPMF para “os mais ricos da população brasileira”

Governo também estuda implementar o IGF (Imposto Sobre Grandes Fortunas)

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – O PT estuda uma nova CPMF (Contribuição sobre Movimentações Financeiras) e deve apresentar a proposta no Congresso do partido, que está sendo realizado em Salvador. Arthur Chioro, ministro da Saúde, afirmou que acredita que o novo imposto não deverá afetar a classe média, diz o Estadão

“A ideia é tirar da cobrança amplos setores da classe média. Não vai mais ter CPMF do jeito que era”, afirmou o ministro.  Assim, sobraria apenas para os setores mais ricos da sociedade brasileira – uma obsessão petista nos últimos meses, que também estuda implementar o IGF (Imposto Sobre Grandes Fortunas). 

Chioro disse ter conversado com mais da metade dos governadores a respeito da CPMF, recebendo apoio de nomes importantes, como Luiz Fernando Pezão, governador do Rio de Janeiro. A CPMF foi derrubada em 2007, ainda no governo Lula. 

Continua depois da publicidade

O congresso do PT vai até sábado e deverá definir as diretrizes da legenda para os próximos anos. O encontro começou nesta quinta-feira (11) e conta com a participação do ex-presidente Lula e da atual presidente Dilma.