Juros de crédito registram sétima alta do ano em dezembro, diz Anefac

No último mês do ano, tanto os juros para pessoa física quanto para pessoa jurídica mostraram avanço

Nara Faria

Publicidade

SÃO PAULO – As taxas de juros em operações de crédito registraram em dezembro a sétima alta consecutiva, de acordo com pesquisa revelada pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

No último mês do ano, tanto os juros para pessoa física quanto para pessoa jurídica mostraram avanço, impulsionado pela elevação da taxa Selic anunciada pelo Banco Central em 27 de novembro, quando a taxa passou de 9,50% para 10% ao ano.

A taxa de juros média geral para pessoa física passou de 5,57% ao mês em novembro (91,64% ao ano) para 5,60% ao mês (92,29% ao ano) em dezembro. Das seis linhas de crédito pesquisadas, duas se mantiveram estáveis (cartão de crédito-rotativo e CDC-bancos-financiamento de veículos) e quatro foram elevadas (juros do comércio, cheque especial, empréstimo pessoal-bancos e empréstimo pessoal financeiras).

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Enquanto isso, a taxa média aplicada para empresas avançou de 3,18% ao mês (45,59% ao ano) para 3,25% ao mês (46,78% ao ano). Nos dois casos, a taxa registrada no mês de dezembro é a maior desde novembro de 2012.

De acordo com Miguel José Ribeiro de Oliveira, coordenador de estudos financeiros e vice-presidente da associação, tendo em vista os atuais indicadores de inflação mostrando pressões inflacionárias, bem como o fato do índice oficial de inflação estar bem acima do centro da meta do Banco Central, sinaliza nova elevação da taxa básica de juros (Selic) na próxima reunião do Copom. “Por conta disso é provável que as taxas de juros das operações de crédito voltem a ser elevadas nos próximos meses”, estima.