China bate recorde de infecções por covid-19; cidade de Zhengzhou fará bloqueio de cinco dias

Novo surto de covid-19 ocorreu depois que governo ajustou sua política rigorosa de covid-zero; Hong Kong também vê casos crescerem

Roberto de Lira

Coronavírus (Getty Images)

Publicidade

O registro oficial de infecções diárias por covid-19 na China bateu recorde nesta quinta-feira (24), com a confirmação de 31.444 caos. A contagem ultrapassou o pico anterior verificado em meados de abril, de 29 mil infecções, quando Xangai estava sob forte bloqueio sanitário.

Até o momento, as autoridades dos distrito e cidades tentam equilibrar sua resposta contra o novo surto, sem impor medidas consideradas excessivas. Segundo o último relatório da Comissão Nacional de Saúde, Pequim teve 1.648 novos casos nesta quinta-feira. A capital chinesa registrou três mortes no final de semana, oficialmente as primeiras vítimas em seis meses.

Pequim não impôs ainda um bloqueio rígido, mas o China Morning Post informou que cada vez mais prédios e áreas residenciais estão sendo fechados pela alta nas infecções. A cidade elevou a exigência de testes de PCR negativo de 72 horas para 48 horas para viajantes e acesso a prédio públicos. Escolas adotaram aulas online, parques, museus e shoppings foram fechados e os moradores são incentivados a ficar em casa.

Continua depois da publicidade

Enquanto isso, a cidade de Zhengzhou anunciou que vai iniciar um bloqueio de cinco dias a partir de sexta-feira para reduzir o número de casos, após protestos de trabalhadores da Foxconn na linha de montagem da Apple que ocorreram ontem.

A nova onda de infecções por covid-19 ocorreu depois que a liderança do Partido Comunista Chinês ajustou sua política rigorosa de covid-zero, reduzindo o tempo de quarentena, flexibilizando regras para viajantes e reduzindo o rastreamento de pessoas. Tudo para evitar mais prejuízo à economia e conter a insatisfação da população.

Hong Kong

Enquanto isso, os novos casos superam a marca de 9.000 em Hong Kong pela primeira vez em mais de 2 meses. O número de pacientes infectados em estado grave ou crítico também aumentou de 90 na semana passada para mais de 100 recentemente. Foram registradas mais 13 mortes relacionadas ao vírus, segundo o último boletim.

Continua depois da publicidade

Desde o início da pandemia, Hong Kong contabiliza 2,068 milhões de casos, com 10.647 mortes relacionadas.

O governo local anunciou que o primeiro lote da vacina BioNTech visando o combate à variante Omicron chegará nos próximos dias.

O Departamento de Lazer e Serviços Culturais anunciou na quarta-feira que o Centro Esportivo Tsuen Wan West e o Centro Esportivo Lung Sum Avenue serão transformados em centros comunitários de quarentena, fornecendo 119 e 128 leitos, respectivamente. Além disso, a partir de 2 de dezembro, o Choi Wing Road Sports Center fornecerá 144 leitos para pacientes idosos com covid-19 assintomáticos ou com sintomas leves.