PMI Composto da Zona do Euro cai para 48,1 em setembro, o mais baixo em 19 meses

Foram observadas quedas tanto na produção quanto nos novos pedidos; altos preços da energia e carteira de encomendas menor explicam contração 

Roberto de Lira

(Christian Lue/Unsplash)

Publicidade

O PMI composto da Zona do Euro caiu para 48,1 em setembro, o mais baixo em 19 meses informou nesta quarta-feira (5) a S&P Global. O dado ficou 0,8 ponto abaixo do registro de agosto e menor que a previsão de analistas: o consenso Refinitiv apontava para 48,9.

É a terceira divulgação mensal consecutiva do indicador abaixo da marca de 50,0, sinalizando uma desaceleração sustentada na atividade de negócios em todo o setor privado da região.

A leitura de setembro do indicador também marcou a maior contração na atividade fabril desde junho de 2020, com novas quedas observadas tanto na produção quanto nos novos pedidos, como resultado dos altos preços da energia e ajustes nos cronogramas operacionais das empresas devido à menor carteira de pedidos .

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Serviços

O PMI de serviços caiu para 48,8 em setembro, um ponto abaixo de agosto, para o nível mais baixo desde fevereiro de 2021.

Segundo a S&P Global, a inflação alta no continente foi um empecilho notável para as empresas de serviços durante o mês. Além disso, o início de novos negócios caiu pelo terceiro mês consecutivo em setembro, e a taxa de declínio foi a mais forte desde novembro de 2020.