As principais armadilhas em que caem os investidores iniciantes – e como se proteger

Iniciar um planejamento financeiro muito tarde é uma das armadilhas, de acordo com planejador financeiro

Equipe InfoMoney

Publicidade

 Texto de Henrique Baggenstoss, planejador financeiro pessoal com certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros. Henrique é sócio da Manchester Investimentos.

Investimento é um tema super importante na vida de todos, pois envolve a saúde financeira de cada pessoa, o quanto ela pode ter de conforto no seu dia a dia, a preparação para a aposentadoria, o estudo dos filhos, etc. Sendo um assunto tão importante, é imprescindível ficar atento as armadilhas que surgem nesta área, e abaixo veremos algumas delas:

1) Iniciar um planejamento financeiro muito tarde.

Continua depois da publicidade

É fato conhecido que quanto antes se iniciar os investimentos, melhor. Teremos mais tempo para deixar o capital rendendo, mais tempo de poupança e mais tempo de aprendizado. Infelizmente, mesmo sabendo disso e falando de um assunto tão importante, algumas pessoas deixam para pensar nisso apenas com uma idade mais avançada. O principal ponto é não deixar para depois, se a pessoa já entendeu a importância, é hora de agir e começar de fato a se planejar. E mais, precisamos criar a cultura de incentivar o próximo, os amigos, familiares e principalmente ensinar os filhos a criar essa cultura desde cedo. A diferença entre quem começa cedo e tarde é gritante.

2) Não buscar o aconselhamento correto.

É normal vermos pessoas investindo por conta própria, com pouco conhecimento e pouca pesquisa sobre o assunto. Acho que nada pode ser tão devastador nesse ramo quanto isso. Seria o mesmo que a pessoa ter um problema de saúde e começar a se medicar sozinha, ou precisar fazer uma cirurgia e não buscar um especialista na área. Iremos consultar um amigo para saber qual remédio tomar? Se damos a devida atenção a nossa saúde, porque não dar também a este assunto tão importante? É preciso quebrar este paradigma, e começar a buscar especialistas no assunto. Especialistas que tenham certificações e conhecimento para ajudá-los da melhor maneira possível. Minha indicação seria buscar um profissional com certificação CFP®, que poderá lhe auxiliar a traçar um planejamento financeiro adequado aos seus objetivos. E mais, questione a pessoa que está lhe auxiliando atualmente. Quais certificações ela possui? Qual a experiência que tem? Acredito que grandes surpresas aparecerão.

Continua depois da publicidade

3) Não conhecer o perfil do investidor e objetivos.

Como saber aonde investir seu capital, sem saber qual é a sua tolerância a risco e seus objetivos? Seria estranho iniciar uma viagem sem saber seu destino, e qual meio de locomoção se pode utilizar, correto? O perfil do investidor é uma ferramenta muito importante, ela ajudará o investidor a entender melhor sua tolerância a riscos, e quais produtos financeiros são adequados para o seu caso. E definir claramente os objetivos, ajuda também a saber qual o portfólio correto para cada caso. Sabendo estes dois pontos, evitamos surpresas desagradáveis e teremos uma “viagem” tranqüila pela frente. Fique atento para atualizar periodicamente este perfil e objetivos, pois eles podem mudar ao longo da vida.

4) Investir todos os recursos em um produto.

Continua depois da publicidade

Provavelmente as pessoas que evitaram os erros acima, estarão fora deste erro também. A diversificação da carteira é mais conhecida por todos, e já escutamos falar nela há bastante tempo. “Não colocar todos os ovos na mesma cesta”. Mesmo sendo conhecida, em momentos de euforia em determinado mercado, é comum ver investidores alocar grande parte do capital em apenas um produto. Como exemplo temos o mercado imobiliário dos últimos anos. Quantas pessoas destinaram grande parte do capital para este ramo? Quantas pessoas destinaram mais do que era seguro? Várias. E todo mercado tem seus altos e baixos, por mais seguro que seja. Para evitar essa armadilha, é preciso conhecer o seu perfil de investidor e mais, respeitar ele. Disciplina para se manter investindo no que é adequado é fator decisivo. Cuidado com os “amigos” que estão ganhando dinheiro em mercados da moda. É inerente ao ser humano só comentar as vitórias, ninguém comenta quando perde dinheiro. Uma carteira diversificada ajuda a termos um caminho mais tranqüilo rumo aos nosso objetivos, sem solavancos e fortes emoções.

O texto reflete as opiniões do autor. O Infomoney não se responsabiliza pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Gostou das explicações? Tem mais dúvidas sobre investimentos e planejamento financeiro? Mande um e-mail para o Henrique:
 henrique@manchesterinvest.com.br 

Continua depois da publicidade