Veja a maneira mais simples para ficar rico, de acordo com um clássico de 90 anos

Livro ensina há quase cem anos o caminho para a riqueza

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Ficar rico é surpreendentemente simples e tudo começa com um básico conceito, de acordo com a colunista do site Business Insider Kathleen Elkins, pague você mesmo em primeiro lugar.

Isso é o que o autor clássico George S. Clason escreve em seu clássico de 1926, “O Homem Mais Rico da Babilônia”, uma coleção de parábolas da cidade mais rica da antiguidade clássica: Babilônia.

A primeira parábola é sobre Arkad, filho de um simples mercador, com uma grande família e sem esperanças de receber herança, que acaba se tornando o homem mais rico da cidade, graças à sabedoria que procurou de um rico agiota chamado Algamish.

Continua depois da publicidade

Um dia, um grupo de amigos de Arkad consultou ele. Eles perguntaram como ele tinha ficado tão rico e como poderiam fazer o mesmo. Arkad disse o que ouviu de Algamish: essencialmente, poupe dinheiro antes de gastá-lo, ao invés de poupar o que sobra.

“Digam para vocês mesmos, ‘uma parte de tudo que eu ganhar é minha para manter’”, ele explica para seus amigos. “Diga quando acordar. Diga pela tarde. Diga à noite. Diga cada hora do dia. Diga para você mesmo até que as palavras vão aparecer como letras em chamas no céu”.

Mais especificamente, ele afirma para investir ao menos 10% das receitas. “Deixe o quanto julgar sábio, mas que não seja menos que um décimo. Organize suas despesas se for necessário. Mas deixe essa parcela primeiro. Logo você vai perceber o rico sentimento que é ter um tesouro apenas seu”, afirma.

Continua depois da publicidade

Após ter o hábito de poupar todo mês, o próximo passo é colocar esse dinheiro para trabalhar. “Aprenda a colocar seu dinheiro para trabalhar para você. Torne-o seu escravo. Faça os filhos do seu dinheiro e os filhos dele trabalharem para você… Invista o tesouro com a maior cautela para não perde-lo”, atesta.