Estudo mostra como lidar com os “babacas” no trabalho

O impacto negativo causado por este tipo de profissional é maior do que o positivo de estar com colegas de quem se goste, mostra pesquisa

Juliana Américo Lourenço da Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Às vezes, os colegas de trabalho podem animar o seu dia e até mesmo servir como fonte de inspiração, enquanto outros podem ser considerados uns “babacas”, que são tão desagradáveis que tornam a integração da equipe quase que impossível.

Uma pesquisa da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, revelou que a relação dessas pessoas em ambientes de trabalho, além de ser desgastante, prejudica o desempenho profissional das demais pessoas da equipe.

A professora Gretchen Spreitzer, responsável pela pesquisa “Relacionamentos Destrutivos Desenergizantes”, afirma que o impacto negativo causado por este tipo de profissional é maior do que o positivo de estar com colegas de quem se goste.

Continua depois da publicidade

O lado bom do estudo é que foi possível descobrir que tem como conviver com esse tipo de profissional sem que a única solução seja a demissão. Existem medidas que ajudam a evitar os efeitos negativos dos “babacas”. Confira:

Funcionários:

Gerentes:

Continua depois da publicidade