Ana Karina Bortoni, do Banco Bmg, é vencedora na categoria CEO do Ano no Prêmio Consumidor Moderno 2021

Única mulher presidente de um banco de capital aberto no Brasil, executiva lidera a transformação digital do banco

MoneyLab

Ana Karina Bortoni, CEO do Banco Bmg

Publicidade

O Banco Bmg, com seu posicionamento de ser uma “fintech de 90 anos”, tem se transformado a cada dia unindo uma estratégia digital arrojada com uma presença forte no mercado. A estratégia, batizada de Figital e lançada há aproximadamente 2 anos, tem ganhado mais força no mercado financeiro com a recente adoção do termo por outros bancos. Tanta inovação, que acontece em um mercado tradicional e composto majoritariamente por homens, têm sido liderada por por Ana Karina Bortoni, que abraçou o propósito de “incluir para transformar” na missão de democratizar as soluções financeiras no Brasil.

E todo este esforço passa por um reconhecimento também de mercado com Ana Karina como vencedora na categoria CEO do ano da premiação “Consumidor Moderno” de 2021.

Segundo Ana Karina, essa é uma vitória coletiva: “A nossa indicação não é fruto de uma pessoa só, e sim de todos os colaboradores e parceiros. O Bmg quer atrair o brasileiro mal assistido financeiramente e transformar sua experiência. E estamos prontos para isso. São mais de 4MM de clientes que já atestam e reconhecem o banco como um aliado que inclui, facilita e empodera”.

Continua depois da publicidade

Promovido pelo Grupo Padrão, o evento é considerado pelo mercado como o “Oscar” do atendimento brasileiro, pois eleva o reconhecimento de empresas e profissionais que se dedicam à missão de manter a excelência quando o tema é atendimento ao cliente.

Migração para o digital

Apaixonado por inovação, ética com transparência e empreendedorismo, o banco vem expandindo tanto na aquisição de empresas de tecnologia quanto na criação de produtos a serem ofertados no aplicativo.

Continua depois da publicidade

“Contamos com o apoio dos nossos parceiros com as Lojas help! e dos Correspondentes Bancários, que são fundamentais para a capilaridade dos negócios do Bmg, em que atendemos os clientes com segurança, modernização e eficiência. Desde o início da pandemia, automatizamos os processos bancários, aceleramos nossa digitalização e conseguimos fazer, em cinco semanas, o que levaríamos um ano”, diz Ana. Hoje, todas as transações, autorizações e formalizações podem ser realizadas de forma 100% remota, o que confere ainda mais agilidade e qualidade aos serviços do banco.

O Bmg segue contemplando atendimento presencial para aqueles que preferem esse suporte, ou ainda não estão incluídos no mundo digital. “Buscamos garantir a melhor experiência do cliente na forma de lidar com suas finanças. da forma mais adequada ao perfil do cliente”, afirma Ana Karina.

Diversidade

Continua depois da publicidade

Os benefícios de uma gestão que incentiva a diversidade são inúmeros. Pesquisas apontam que as empresas com essa cultura são mais propensas a terem uma performance acima da média. Portanto, além de essencial para uma sociedade mais justa e igualitária, é boa para os negócios.

“Minha intenção pessoal, não só como CEO, mas como cidadã consciente, é conseguir servir de espelho e inspiração para as mulheres que sonham em crescer na profissão, seja qual ela for. As empresas e seus tomadores de decisão devem mitigar vieses inconscientes sobre diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, pessoas com deficiência, identidades étnico-raciais ou sistemas e crenças religiosas, reduzindo, inclusive, o preconceito na sociedade como um todo.”, afirma Ana.

Com um modelo de liderança inclusivo por meio de fóruns e troca de experiências nas tomadas de decisões o Banco Bmg contempla ações que reafirmam a equidade de gênero, como por exemplo, a licença paternidade estendida para dois meses. Uma forma de mostrar que os pais podem estar presentes nos primeiros meses de vida dos filhos, dividindo os cuidados e deveres com as mães.

Continua depois da publicidade

O Conselho Administrativo é formado por quatro  mulheres e quatro homens refletindo o compromisso de igualdade. Além disso, a instituição não aceita nenhum tipo de discriminação ao promover uma política de “tolerância zero”, com canais de denúncias criados com o objetivo de criar um ambiente justo.

Tópicos relacionados

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.