Coronavírus sem controle, ata do Copom, PIB dos EUA e resultados: o que acompanhar nesta semana

Tudo que o investidor precisa saber antes de operar na semana

Rodrigo Tolotti

(Getty Images)

Publicidade

SÃO PAULO – Após as decisões de política monetária agitarem o mercado na semana passada, para os próximos dias os investidores contam com uma agenda mais esvaziada, mas com alguns indicadores bastante importantes, em especial aqui no Brasil e também nos Estados Unidos.

Enquanto isso, segue como destaque no radar a pandemia do coronavírus, com sinais de estar fora de controle no Brasil, pode levar a medidas mais drásticas de governos estaduais e prefeituras, o que levaria a um impacto grande na economia já fragilizada. A cidade de São Paulo decidiu antecipar cinco feriados e já a partir desta sexta-feira (26) ficará com estabelecimentos fechados até o dia 4 de abril.

Já na agenda de indicadores, o destaque fica para a ata do Comitê de Política Monetária (Copom), que na última quarta se mostrou mais duro ao elevar a taxa Selic em 075 p.p., para 2,75%, indicando em seu comunicado ainda que deverá fazer um novo aumento da mesma magnitude no próximo encontro, em maio.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Analistas e investidores olharão com atenção para o documento, que será divulgado na terça-feira (23), que poderá trazer novas sinalizações e uma explicação melhor da visão do Banco Central para o cenário econômico.

E um dos principais fatores que tem pressionado o BC a elevar os juros, a inflação também será foco do mercado esta semana. Na terça sai o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) e quinta-feira (25) será divulgado o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial.

Com os preços em forte trajetória de alta, analistas destacaram que a estratégia do Copom em subir os juros de forma mais incisiva também é sinal de que a autoridade monetária luta para evitar que a inflação termine o ano acima do teto da meta.

Continua depois da publicidade

Já no exterior, a semana contará com uma bateria de indicadores nos EUA e também no Reino Unido, mas as atenções se voltam mesmo para o resultado final do Produto Interno Bruto (PIB) americano, que sai na quinta, com expectativa do mercado, segundo compilado da Refinitiv, de manutenção da alta de 4,1% mostrada anteriormente.

Para a equipe de análise do Bradesco, as sondagens de março em diversos países devem reforçar a aceleração em curso da atividade global no trimestre. “Já os dados de consumo e gastos nos EUA devem registrar contração, em linha com o recuo das vendas do setor varejista no período, refletindo a interrupção dos auxílios financeiros às famílias no final do ano passado”, afirmam.

No noticiário corporativo, os investidores ficam atentos à nova tentativa da realização da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Gol (GOLL4), que irá analisar a proposta de reestruturação societária da companhia. O encontro estava marcado para semana passada, mas acabou adiado e está previsto para quarta-feira (24).

Continua depois da publicidade

A assembleia será para debater a proposta da Gol para incorporação da Smiles (SMLS3), mas acionistas minoritários da empresa de milhagem contestam o projeto, o que deve agitar a reunião.

Enquanto isso, a temporada de resultados do quarto trimestre segue bastante agitada, com cerca de 20 balanços previstos para sair nos próximos dias.

Entre os destaques estão Locaweb (LWSA3) e JBS (JBSS3) na quarta, Bradespar (BRAP4), Sabesp (SBSP3) e CPFL (CPFE3) na quinta, e Cogna (COGN3) e Ser Educacional (SEER3) na sexta.

Publicidade

Para conferir a agenda completa de indicadores, clique aqui.

Transformar a Bolsa de Valores em fonte recorrente de ganhos é possível. Assista a aula gratuita do Professor Su e descubra como.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.