Pfizer e BioNTech pedem autorização para vacina na UE

Pedido encerra a revisão contínua iniciada em 6 de outubro que permitiu à reguladora de medicamentos da Europa analisar os dados

Bloomberg

(Pexels)

Publicidade

(Bloomberg) — A Pfizer e a parceira alemã BioNTech pediram autorização regulatória para sua vacina contra a Covid-19 na União Europeia, o que possibilitaria liberar o produto no bloco antes do fim do ano.

O pedido formal, apresentado na segunda-feira, encerra a revisão contínua iniciada em 6 de outubro que permitiu à reguladora de medicamentos da Europa examinar os dados sobre a vacina conforme os estudos evoluíam.

Em novembro, um estudo com quase 44 mil pessoas mostrou que a injeção evitou 95% dos casos de coronavírus sintomáticos. Não houve problemas de segurança significativos.

Continua depois da publicidade

Reguladores no mundo todo correm para revisar os dados, enquanto governos se mostram ansiosos para começar a vacinar as populações para controlar a pandemia. A rival Moderna pediu autorização nos EUA e na Europa na segunda-feira.

O Reino Unido invocou uma regra especial para permitir que sua agência reguladora não precise esperar o sinal verde da União Europeia e pode ser o primeiro país a aprovar a vacina da Pfizer-BioNTech.

Os EUA não estão muito atrás: um painel da reguladora FDA tem reunião marcada em 10 de dezembro para avaliar a vacina.

Continua depois da publicidade

A BioNTech pode começar a enviar as primeiras doses “dentro de horas” após a autorização regulatória, disse a jornalistas o diretor financeiro da empresa, Sierk Poetting.

Se a Agência Europeia de Medicamentos concluir que os benefícios da injeção da Pfizer-BioNTech superam os riscos, recomendará a concessão de uma autorização condicional, permitindo que a vacina seja lançada na Europa antes do fim do ano, disseram as empresas em comunicado.

A Pfizer e a BioNTech também iniciaram pedidos de autorizações regulatórias em outros países, como Austrália, Canadá e Japão, disseram.

Publicidade

As duas empresas assinaram acordos para entregar centenas de milhões de doses da vacina, incluindo 200 milhões de doses para a União Europeia, com opção de mais 100 milhões.

Uma autorização condicional é emitida quando as autoridades europeias desejam fornecer um medicamento aos pacientes rapidamente, sem esperar por um pacote de dados muito abrangente que normalmente seria exigido para a autorização padrão.

É válida por um ano e pode ser renovada, e posteriormente convertida em aprovação padrão.

Continua depois da publicidade

É possível operar com apenas R$ 25? Analista mostra como fazer primeiro trade, bater metas de ganhos diários e controlar riscos. Inscreva-se de graça!