China diz que detectou coronavírus em frango importado do Brasil

O vírus teria sido detectado na quarta (12), na superfície de um lote de asas de frango durante um triagem de alimentos congelados na cidade de Shenzen

Giovanna Sutto

(Envato)

Publicidade

SÃO PAULO – A China informou que uma amostra de frango congelado importado do Brasil testou positivo para o novo coronavírus. O vírus teria sido detectado na quarta-feira (12), na superfície de um lote de asas de frango durante um triagem de alimentos congelados em Shenzhen, no sudeste chinês.

Autoridades de saúde do governo local rastrearam e testaram as pessoas que podem ter entrado em contato com o produto, e todos os resultados deram negativos. Segundo o comunicado, todos os produtos em estoque foram lacrados e também tiveram resultados negativos.

Segundo informações do jornal Valor Econômico, o frango foi exportado pela marca Aurora via unidade de Xaxim, Santa Catarina. Embora a empresa não tenha confirmado a informação, fontes contatadas pelo jornal explicaram que a contaminação pode ter ocorrido durante o trajeto ou até mesmo já na China e que o vírus não foi identificado na carne em si, mas na embalagem.

Continua depois da publicidade

Agora, o governo chinês está rastreando produtos da mesma marca que já foram vendidos, e desinfetaram a área onde as asas de frango contaminadas estavam armazenadas.

No Brasil, são mais de 3,1 milhões de casos de coronavírus, o segundo maior número de infectados do mundo depois dos Estados Unidos, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.

A notícia das asas de frango contaminadas chega um dia depois que o coronavírus foi encontrado na embalagem de camarões importados de outro país sul-americano, o Equador, em um restaurante na província de Anhui, leste da China, durante uma inspeção de rotina, de acordo com a emissora estatal chinesa CCTV.

Continua depois da publicidade

Desde julho, houve sete casos em que o vírus foi detectado nas embalagens de produtos importados em todo o país, que geraram preocupações sobre a segurança dos alimentos.

As autoridades sanitárias chinesas pediram para a população ser cautelosa ao comprar carnes e frutos do mar importados. Nas redes sociais chinesas, usuários pediram a suspensão de todas as importações de alimentos congelados, segundo informações do jornal local The Beijing News.

Em nota, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou que ainda não foi notificado oficialmente pelas autoridades chinesas sobre a ocorrência.

Publicidade

O Mapa também ressaltou a “inocuidade dos produtos produzidos nos estabelecimentos sob Serviço de Inspeção Federal (SIF), visto que obedecem protocolos rígidos para garantir a saúde pública”.

Não há evidência de transmissão via alimentos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos já afirmaram que a possibilidade de contrair o vírus pela comida é baixa.

A OMS afirma que é “altamente improvável que as pessoas contraiam a Covid-19 em alimentos ou embalagens de alimentos”. De acordo com o CDC, o risco de infecção pelo vírus em produtos alimentícios, embalagens de alimentos ou sacolas é “considerado muito baixo”.

Continua depois da publicidade

Ambas as organizações apontam que o coronavírus se espalha principalmente de pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala.

Embora seja possível pegar Covid-19 tocando em uma superfície ou objeto – incluindo alimentos ou embalagens de alimentos que contenham o vírus – e, em seguida, tocando sua boca, nariz ou olhos, não se acredita que é a principal maneira como o vírus se espalha.

“Não há evidências até o momento de que os vírus que causam doenças respiratórias sejam transmitidos por alimentos ou suas embalagens. O coronavírus não pode se multiplicar nos alimentos; eles precisam de um hospedeiro animal ou humano”, explica a OMS.

Publicidade

Liang Zong, diretor do Departamento de Medicina Respiratória do Hospital da China Ocidental da Universidade de Sichuan, disse que esta situação na China “está relacionada principalmente à grave situação da pandemia no exterior e à contaminação relativamente fácil do processamento de frutos do mar congelados.”

Segundo Zong, os produtos de frutos do mar congelados são geralmente armazenados em um ambiente de baixa temperatura. Quanto menor a temperatura do ambiente for, mais tempo o vírus fica armazenado, por isso é mais fácil detectar o novo coronavírus em alimentos congelados ou em suas embalagens, segundo informações do The Beijing News. 

Por enquanto, o mundo aguarda a esperada vacina na expectativa de uma retomada mais segura. As atualizações sobre as vacinas são diárias: a recente vacina russa, as promissoras vacinas nos Estados Unidos, e até três candidatas em fase final de testes no Brasil se destacam como possíveis soluções para combater o coronavírus.

Mas a resposta para quando seremos vacinados ainda segue sendo uma incógnita. E o caminho para chegar até você é longo – para saber mais clique aqui. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.