Maioria prefere não falar de política no ambiente de trabalho

De acordo com uma pesquisa, apenas 31% dos entrevistados gostam de debater o assunto com os colegas, mas só quando estão fora do escritório

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – Em muitas cidades haverá 2º turno das eleições para prefeito. O assunto é comum nas rodinhas de conversa, entretanto, uma pesquisa realizada pela Trabalhando.com revelou que 64% dos brasileiros preferem não falar em política nesta época.

Já 31% disseram que gostam de debater com seus colegas, mas preferem conversar sobre isso quando estão fora do escritório. Apenas 2% dizem que defendem seus partidos e candidatos no ambiente profissional e 3% tentam convencer seus colegas a votar nos candidatos de sua preferência.

Qual deve ser comportamento ideal?
Para o diretor-geral da Trabalhando.com Brasil, Caio Infante, o ideal é manter o foco no trabalho e durante o tempo livre aproveitar para conversar com os colegas sobre temas mais neutros que não gerem discussões ou problemas de relacionamento com os colegas.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ele acrescenta que assuntos polêmicos devem ser tratados com cautela e no local adequado, pois dependendo do colega, este tipo de discussão pode causar inimizades e desentendimentos atrapalhando no desenvolvimento do trabalho. “O ideal é debater política em ambientes mais informais e com pessoas do seu círculo de amizade ou família. Se você for questionado por colegas de trabalho não dê detalhes sobre suas preferências políticas, mantenha-se neutro”, explica.

Cinco dicas para evitar polêmicas
Para evitar polêmicas e discussões no ambiente profissional, o especialista indica que profissional evite de: