Sebrae lança programa de inovação para MPEs paulistas

Agentes treinados irão percorrer as pequenas indústrias paulistas e levar programas para o desenvolvimento

Edilaine Felix

Publicidade

SÃO PAULO – O Sebrae lançou oficialmente o ALI (Programa Agentes Locais de Inovação) que tem como objetivo mapear o nível de competitividade das empresas do Estado de Sâo Paulo. O programa é uma parceria da instituição com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e já existe desde 2009.

O programa dará consultoria gratuita aos empresários. “Hoje são quase sete milhões de micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais. Portanto, é um grande desafio atender com qualidade e com quantidade esse número enorme de empreendedores. Um dos eixos centrais é a pequena empresa e o tema inovação”, disse o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Inovação e desenvolvimento
O programa promove a criação de um mercado de trabalho para jovens recém-formados, que são treinados e poderão distribuir os programas do Sebrae, como o Sebraetec e Sebrae Mais, além de gerar inovação e desenvolvimento. De acordo com o Barretto nessa primeira fase, estima-se que menos 50 mil empresas no País participem do ALI.

Continua depois da publicidade

Em São Paulo, 300 pesquisadores bolsistas do CNPq vão percorrer as pequenas indústrias do Estado para coletar dados e traçar um diagnóstico da competitividade dessas empresas.

Durante dois anos, o agente fará medições a cada quatro meses em cada uma das 50 empresas sob sua responsabilidade. O período de capacitação dos agentes é de dois meses, com bolsa-auxílio no valor de R$ 1,1 mil. Após o período inicial, o selecionado passa a receber R$ 3,6 mil pelo prazo máximo de 24 meses, sem possibilidade de renovação.