Trabalhador terá de fazer curso para receber seguro-desemprego

Quem recusar a se matricular em um dos cursos disponibilizados ou desistir de frequentar as aulas terá benefício suspenso

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – A prefeitura de São Paulo afirmou que, a partir desta terça-feira (10), os trabalhadores que solicitaram mais de duas vezes o seguro-desemprego nos últimos 10 anos deverão realizar cursos profissionalizantes em sua área de atuação. A medida é válida para todos os segurados, independente do grau de escolaridade.

O profissional que recusar se matricular em um dos cursos disponibilizados ou desistir de frequentar as aulas terão o benefício suspenso.

Os cursos podem ser recusados nos seguintes casos: quando não houver capacitação para a função de atuação do requerente, se for solicitante do beneficio pela primeira vez, se estiver recebendo a última parcela, cursando outro curso reconhecido pelo MEC com a mesma carga horária ou superior ao oferecido ou ainda estiver participando de processo seletivo de emprego.

Continua depois da publicidade

Sobre os cursos
Os cursos profissionalizantes serão ministrados gratuitamente por meio da Rede Federal de Educação Profissionalizante, Científica e Tecnológica, por escolas estaduais e também no Senai, Senac e Sesi.

Os participantes recebem auxílio alimentação, transporte e material didático. As capacitações oferecidas possuem carga horária de 160h, sendo quatro horas diárias, em horário comercial, de segunda a sexta-feira.

Entre as opções de cursos gratuitos estão:

Continua depois da publicidade