Preços global dos alimentos recuaram 1,3% em janeiro

Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, trata-se da primeira queda em três meses

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – O preço global dos alimentos recuou 1,3% em janeiro, na comparação com dezembro do ano passado. Frente ao mesmo período de 2013, a queda foi de 4,4%.

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), trata-se da primeira queda em três meses, isso porque a queda nos preços dos cereais, do açúcar, das oleaginosas e da carne foi maior do que os aumentos nos valores dos lacticínios.

“Observamos que os preços estão mais baixos devido a abundante oferta, uma forte recuperação na procura, e ainda um aumento das importações da Ásia, pode limitar esta descida”, afirmou o economista da FAO, Abdolreza Abbassian.

Continua depois da publicidade

Óleos e açúcar
O levantamento disse ainda que os óleos vegetais e o açúcar caíram 5,6% e 3,8% respectivamente. Já as colheitas recorde nos cereais alimentaram a queda dos preços, que diminuíram 1,6% em relação a dezembro e cerca de 23% em relação a janeiro de 2013. Mesmo os preços da carne, que tinham subido nos últimos meses, diminuíram ligeiramente em janeiro.

“A única exceção notável foi o aumento dos preços nos laticínios, que registaram um crescimento de 1,3% em janeiro, atingindo os 267,7 pontos. Isso foi o resultado de uma forte procura, especialmente por parte da China, do norte da África, do Médio Oriente e da Rússia”, afirmou Michael Griffin, especialista da FAO no mercado de lacticínios e pecuária.

Tópicos relacionados