Veja 5 passos para fazer uma negociação perfeita

Para que você faça uma boa negociação, tanto de bens quanto de questões profissionais, é preciso seguir alguns passos

Luiza Belloni Veronesi

Man buying cans of paint from salesperson

Publicidade

SÃO PAULO – Saber fechar um negócio não é uma habilidade requerida apenas no mundo coorporativo, mas também nas nossas vidas pessoais. Quem nunca teve que negociar a compra de um produto, por exemplo? No entanto, para que você faça uma boa negociação, tanto de bens quanto de questões profissionais, é preciso seguir alguns passos. Veja quais são eles a seguir:

1º passo: pense antes de negociar

Antes de iniciar a negociação de algo, reflita sobre os seus critérios e limites para a aquisição ou venda do bem: qual é o preço mínimo/máximo, condições de pagamento, etc. O mesmo vale para negociações profissionais: vá para a conversa sabendo exatamente o tipo de acordo que você espera e quais são as limitações da firma.

Continua depois da publicidade

2º passo: preste atenção

Preste atenção em tudo o que está sendo dito. Não deixe espaço para entrelinhas e assuntos mal esclarecidos: entenda toda a questão e, enquanto escuta, desenvolva contra-argumentos e novas propostas.

3º passo: controle sua postura

Continua depois da publicidade

Saiba se posicionar durante a argumentação – não só se posicionar com argumentos, mas também fisicamente. Evite cobrir a boca, ficar curvado ou assumir a postura de quem está tenso. Lembre-se: o seu corpo fala.

4º passo: não fale mais do que deve

Ao contrário do que alguns pensam, falar muito não demonstra que você está a par do assunto, tampouco que está se saindo bem na negociação. O que acontece é justamente o contrário. A pessoa que não permite que o outro fale está cometendo um erro gravíssimo, pois para fechar um negócio é necessário chegar a um consenso, e isso só será conseguido conciliando ambas as opiniões. Tenha em mente que quando apenas uma pessoa fala não existe uma conversa, mas sim um monólogo.

Publicidade

5º passo: saiba ver o outro lado

Tal como você, a pessoa que está na negociação também deseja obter o máximo de vantagens possível. Logo, se os dois assumirem posturas irredutíveis, dificilmente um bom negócio será fechado. Procure sempre conciliar ideais da melhor forma e ouvir o que a outra parte tem a dizer, pois é dessa forma que as possibilidade de fechar um negócio perfeito surgirá.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.

Tópicos relacionados