Facebook ganha de Face Book nos tribunais

Justiça chinesa decidiu a favor da rede social norte-americana nesta segunda-feira

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – O Facebook acaba de ganhar uma batalha judicial na China, alguns dias depois de a Apple perder a exclusividade sobre a marca iPhone no mesmo país

Nesta segunda-feira, o Tribunal Superior de Pequim divulgou uma sentença que proíbe o uso da marca “Face Book” por uma empresa de bolsas que registrou o nome em 2014. De acordo com o documento, emitido em 28 de abril, a companhia teria “uma intenção muito óbvia de copiar uma marca muito famosa”.

Curiosamente, a rede social é proibida pela legislação do país.

Continua depois da publicidade

Apple x Facebook

Na semana passada, o mesmo tribunal decidiu a favor de uma fabricante de bolsas e capas de celular, que, a despeito de pedidos de exclusividade pela Apple, poderá usar livremente o nome iPhone em seus produtos.

Embora pareçam muito semelhantes, os casos têm uma diferença fundamental: a data. Enquanto a companhia que brigou com o Facebook tentou registrar sua marca em 2014, quando a rede social já era famosa havia anos, o pedido pela comercialização dos “iPhones chineses” foi registrado em 2007 – o primeiro iPhone vendido na China chegou ao mercado local em 2009.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney