Facebook pede desculpas após banir anúncio com modelo plus size

O anúncio havia sido banido por não respeitar as políticas de saúde e esporte da rede social

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – O Facebook pediu desculpas após banir a foto de uma modelo plus-size da rede social originalmente com a justificativa de que retratava “um corpo ou parte de um corpo de maneiras indesejadas”, relata o site Business Insider.

O grupo feminista australiano Chercez la Femme havia tentado patrocinar a foto para promover um evento chamado “Feminism and Fat” (Feminismo e Gordas, em tradução livre). O evento tinha a foto da modelo Tess Holiday usando um biquíni. A modelo é conhecida por ter sido a primeira mulher de seu tamanho e peso a ter assinado um contrato com uma grande agência de modelos.

Tess Holiday

O Facebook não havia removido a foto do site, mas não havia permitido que ela fosse utilizada em um post patrocinado. O time de anúncios da companhia alegou que a foto violava sua política de “saúde e esportes”, segundo uma cópia da mensagem postada na página do Facebook do Chercez la Femme.

Continua depois da publicidade

“Achamos que isso foi realmente horrível, isolador e alienante”, disse Jessamy Gleeson, uma das organizadoras do grupo ao The Guardian. O evento tem como meta promover uma melhor relação com o corpo para pessoas de todos os tamanhos.

O Facebook, no entanto, havia dito em sua mensagem que “anúncios como esse não são permitidos uma vez que fazem usuários se sentirem mal consigo mesmos”. Após as críticas e questionamentos do grupo feminista, o Facebook voltou atrás e pediu desculpas.

Em um comunicado enviado ao The Guardian, a rede social comenta: “nosso time processa milhões de imagens de anúncios toda semana, e em alguns momentos, nós proibimos eles incorretamente. Essa imagem não viola nossas políticas. Pedimos desculpas pelo erro e deixamos que os anunciantes saibam que estamos aprovando seu anúncio”.

Continua depois da publicidade

Leia também:

O método do editor-chefe do InfoMoney para economizar (funcionou até quando ele ganhava R$ 1.300/mês)

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Continua depois da publicidade

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Tópicos relacionados