Petrobras eleva preço da gasolina em 3,5% e do diesel em 4,2%

Reajuste ocorre dois dias após a disparada do petróleo por conta dos ataques à uma refinaria na Arábia Saudita

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Após segurar os preços dos combustíveis por conta da disparada do petróleo na segunda-feira (16), a Petrobras (PETR3; PETR4) anunciou na noite desta quarta um reajuste no preço dos combustíveis.

A estatal elevou o preço da gasolina nas refinarias em 3,5%, enquanto o preço do diesel terá alta de 4,2%. Os novos valores começam a vigorar nesta quinta-feira (19).

Vale destacar que este reajuste feito pela companhia é feito nas refinarias, sendo que o repasse para os consumidores depende das políticas de preços de cada posto e distribuidora.

Continua depois da publicidade

Atualmente, o valor cobrado pela Petrobras na venda de gasolina equivale a cerca de 30% do preço final. Já para o diesel, o valor de venda equivale a 50% do preço de bomba.

Após disparar quase 15% na segunda-feira após um ataque com drones à duas instalações da Aramco, na Arábia Saudita, a Petrobras informou que não faria um reajuste imediato nos preços dos combustíveis.

Porém, a commodity caiu forte por dois dias, levando agora a estatal a repassar esta variação para os preços da gasolina e diesel. Gráficos apontam ainda que o petróleo pode continuar caindo no curto prazo (veja a análise aqui).

Continua depois da publicidade

O atentado de sábado interrompeu a produção diária de 5,7 milhões de barris de petróleo, o que representa metade do volume exportado pela Arábia Saudita e 5% do montante explorado diariamente no mundo. 

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.