Oferta de vagas para arquitetos é maior na Região Sudeste, diz pesquisa

Oportunidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo atingem média de 6,64 vagas por profissional

Eliane Quinalia

Publicidade

SÃO PAULO – As oportunidades de emprego têm se mostrado melhores para os profissionais de arquitetura nos estados da Região Sudeste. Para se ter uma ideia, em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o número médio de vagas para cada profissional da área têm sido de 6,64. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (25) e fazem parte de uma pesquisa da Catho Online.

As vagas de emprego para os setores administrativos financeiros e de odontologia também se destacam na avaliação. No estudo é possível observar que a média de oportunidades nestes segmentos foi de, respectivamente, 3,74 e 3,20 vagas por profissional.

Outras áreas
As oportunidades em biotecnologia, biomédicas, bioquímicas e no setor administrativo operacional também estão no ranking dos profissionais mais procurados na Região.

Continua depois da publicidade

Região Sudeste (maior oferta de vagas)
Área Vaga por candidato
Arquitetura 6,64
Administrativa Financeira 3,74
Odontologia 3,20
Biotecnologia/ Biomédicas/ Bioquímicas 2,53
Administrativo Operacional 2,52
Informática/ TI/ Engenharia da Computação 2,48
Enfermagem 2,47
Educação/ Ensino/ Idiomas 2,34
Automação Industrial/ Comercial 1,87
Departamento Pessoal 1,75
Fonte: Catho Online 2011

Nesta mesma região é possível identificar ainda em quais níveis hierárquicos estão as maiores ofertas de vagas. Os profissionais especializados com curso superior representam 69% das oportunidades.

Menor oferta
De acordo com o estudo, a Região Sudeste também se destaca por apresentar baixos índices de oportunidades em determinados segmentos, como os de terapia ocupacional, secretariado, agropecuária e veterinária.

O primeiro item, por exemplo, oferece cerca de 0,018 vagas por trabalhador. As contratações de secretariado então, são ainda menores, ocupando 0,014 das oportunidades. Já o setor de agropecuária e veterinária não ficam atrás, oferecendo apenas 0,013 oportunidades de emprego por candidato.

Continua depois da publicidade

Para a Catho, que gerenciou a pesquisa, apesar de serem menos favoráveis aos trabalhadores, os dados apontam um cenário positivo para os empresários, que podem escolher melhor os candidatos à vagas. “As áreas de terapia ocupacional, secretariado, agropecuária,veterinária e compras possuem uma grande quantidade de profissionais por vaga. Tal fato beneficia as empresas que recebem diversos currículos”, informa a organização.

Região Sudeste (menor oferta de vagas)
Área Vaga por candidato
Terapia Ocupacional 0,018
Secretariado 0,014
Agropecuária/ Veterinária 0,013
Compras 0,013
Técnico Comercial 0,012
Internet/ e-commerce/ e-business 0,011
Recursos Humanos 0,006
Publicidade e Propaganda 0,003
Relações Públicas 0,002
Agrobusiness 0,002
Fonte: Catho Online 2011