Contratações de executivos no mercado financeiro devem crescer 25% em 2011

As áreas que devem se destacar, de acordo com a Fesa, são as de seguro e as de meios de pagamento

Publicidade

SÃO PAULO – A contratação de executivos para o mercado financeiro deve crescer cerca de 25% em 2011, em relação a 2010, segundo prevê a Fesa – empresa especializada em recrutamento de altos executivos.

As áreas que devem se destacar, de acordo com o diretor da Fesa, Ricardo Amatto, são as de seguro e as de meios de pagamento, nos dois casos, por forte influência da ascensão da classe C.

Os bancos de investimento e os bancos comerciais também devem continuar em destaque. Por outro lado, as corretoras devem crescer em ritmo bem menor ao apurado no ano passado.

Continua depois da publicidade

2010
Apesar da projeção de crescimento, cerca de cinco vezes superior à estimativa do PIB (Produto Interno Bruto), a contratação de executivos em 2011 deve ser menos intensa à observada em 2010, que ficou em torno de 104%.

“O crescimento de 2010 ocorreu porque em 2009 a base foi bem menor, por conta da crise financeira. Agora, este ano, a base é bem maior, mas, mesmo com a desaceleração, o crescimento estimado é positivo, cerca de cinco vezes o que se espera para o PIB”.

Quais áreas se destacaram?
Assim como deve ocorrer em 2011, no ano passado, a área de seguros foi uma das mais demandadas, com crescimento de 143%.

Continua depois da publicidade

Em seguida, está o mercado de corretoras e bancos de investimentos, com 100% de alta. Por fim, devido ao término do duopólio entre as credenciadoras, que trouxe mais empresas estrangeiras a se estabelecer no Brasil, aparece a área de meios de pagamentos, com crescimento de 57% nas contratações de executivos.