Poupança x fundos de renda fixa: qual rende mais com juros em 6,50%?

Banco Central manteve Selic estável, ou seja, a rentabilidade das aplicações em renda fixa segue pressionadas 

Weruska Goeking

Foto: reprodução

Publicidade

SÃO PAULO – O Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu pela terceira vez consecutiva manter a Selic em 6,5% ao ano, menor valor da história, em linha com a expectativa da maior parte do mercado.

Na prática, nada muda na taxa básica de juros do mercado brasileiro. Ou seja, a rentabilidade das aplicações em renda fixa segue pressionada. No caso da poupança essa perda de rentabilidade é ainda pior, já que ela só paga 70% da Selic + TR. Do outro lado, os fundos de renda fixa pagam imposto de renda e taxa de administração.

Entre prós e contras, qual paga mais ao investidor? Ou seja, qual rende mais que 0,37% líquidos ao mês?

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Veja algumas simulações comparando o rendimento de fundos de renda fixa e a poupança feitos pela Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade). 

Os rendimentos assinalados em verde mostram em quais situações é mais vantajoso investir em fundos de renda fixa. 

Confira a projeção de rendimentos mensais para os fundos de acordo com a taxa de administração*: 

anefac_agosto

VERDE: fundo é melhor investimento

LARANJA: poupança é melhor investimento

AZUL: fundo e poupança têm o mesmo rendimento
*rendimento descontado o imposto e a taxa de administração

A caderneta de poupança, com a Selic em 6,50%, tem ganho mensal de 0,37%, e não sofre qualquer tributação. Para os fundos de renda fixa foi considerado custo da taxa de administração cobrada pelos bancos entre 0,50% a.a até 3% a.a – padrão utilizado no mercado financeiro.

Contudo, vale lembrar que as taxas de administração acima de 1,50% são cobradas principalmente por fundos de renda fixa oferecidos por grandes bancos. Fundos com taxas mais baixas, até mesmo de 0,5%, são facilmente encontrados nas plataformas de corretoras, como na XP Investimentos.

Levando isso em consideração, os fundos ganham da poupança em qualquer prazo de investimento quando a taxa é de 0,50%. Mesmo quando esse valor é dobrado, para 1%, os fundos de renda fixa ainda ganham de qualquer aplicação na caderneta acima de seis meses.

Trocando em miúdos: quanto maior for o prazo de resgate da aplicação e menor for a taxa de administração cobrada, maior será a vantagem dos fundos de renda fixa frente a poupança.

Acredita que é muito difícil encontrar um fundo de renda fixa com baixa taxa de administração e rendimento acima da poupança?

InfoMoney lista abaixo seis fundos que atendem a esse requisito para você. Para investir neles, abra uma conta de graça na XP: 

Fundo Taxa de administração Rentabilidade
nos últimos
12 meses
Rentabilidade
X CDI
INVISTA NELES
AZ Quest Luce 0,40% 7,33% 99,2%
Quer investir nesses fundos?
Clique aqui e abra já sua conta na XP Investimentos
Rio Bravo Crédito Privado
FI Renda Fixa
0,45% 7,16% 97%
XP Referenciado FI
Referencial DI CP
0,40% 7,04% 95,3%
XP RF FIC FIM CP 0,50% 7,08% 95,8%
Sulamérica Crédito Ativo FI Renda Fixa CP LP 0,60% 7,17% 97%
BTG Pactual Tesouro
IPCA Curto FIRF
0,20% 7,97% 107,85%