Veja como se preparar para se aposentar antecipadamente

Pessoa precisa estar preparada judicialmente e financeiramente para se aposentar antes do tempo

Publicidade

SÃO PAULO – As condições para se aposentar no Brasil têm sofrido mudanças que vão impactar a vida de todos os contribuintes.

O Governo está prevendo uma nova maneira de calcular a aposentadoria, já que a expectativa de vida da população aumentou, impactando diretamente no tempo de serviço dos trabalhadores ligados ao INSS.

Segundo essa nova decisão, a aposentadoria por idade continua a mesma: 60 anos para mulheres e 65 para homens, sendo que o beneficiário tem direito a um salário mínimo por mês.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já a aposentadoria por tempo de contribuição, que é 30 anos para mulheres e 35 para homens, funcionará com sistema de “pontos”. Nesse caso, a soma da idade com a contribuição deverá ser de, no mínimo, 85 para mulheres e 90 para homens.

Com esse novo cenário muitos trabalhadores começam a se questionar se não é uma boa ideia se aposentar mais cedo do que o planejado. De acordo com o advogado Tiago Kidricki, sócio do Kidricki e Sousa Advogados Associados, alguns pontos devem ser analisados antes de tomar essa decisão.

“As pessoas só pensam na parte do tempo livre e menor estresse, mas se esquecem que é muito difícil manter certo padrão de vida após a aposentadoria, salvo alguns casos especiais”, afirma.

Continua depois da publicidade

A decisão de se aposentar mais cedo deve levar em conta, principalmente, os fatores financeiros. “No Brasil, a maioria das pessoas não possui uma grande aposentadoria, o que pode complicar a situação de muitos”, explica. “Aconselho que quem tiver interesse em se aposentar mais cedo procure diminuir seus gastos desde já, para se acostumar a um estilo de vida com uma renda menor. Leve em conta os projetos e despesas que você terá ao longo da vida e pondere se a aposentadoria antecipada é uma boa opção”.

O advogado também fala que a pessoa precisa estar ciente de que seus benefícios também serão diminuídos. “Em idades mais avançadas, é necessário ter um plano de saúde que cubra eventuais emergências, algo que a maioria das empresas de médio e grande porte oferece aos seus funcionários e família”.

Planilha Gratuita

Como calcular 13º, férias e rescisão?

Baixe uma planilha gratuita que te ajuda com as contas de salário, descontos e cálculos demissionais

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.