Após deixar Bolsonaro, PR recebe proposta do PP para fechar com Ciro

Nova cartada consiste em oferecer a vaga de vice à sigla de Valdemar Costa Neto

Equipe InfoMoney

Publicidade

Poucas horas depois de circular a informação de que o PR havia pulado do barco da candidatura de Jair Bolsonaro (PSL), integrantes do Centrão articularam uma nova ofensiva para tentar atrair o partido e dessa forma fechar um bloco com ao menos sete legendas, em torno da candidatura de Ciro Gomes.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Até então, o que vinha sendo colocado na mesa de negociação era o PP ocupar a vice de Ciro. O indicado seria o empresário Benjamin Steinbruch, que tem defendido junto aos representantes do mercado o nome do pedetista para presidência.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

A cartada do PP para puxar o PR foi oferecer a vaga de vice. Um dos nomes que poderia ocupar a vaga seria o do também empresário Josué Alencar, sondado, atualmente, para ocupar uma vaga na chapa presidencial do PT.

Segundo relatos de dirigentes envolvidos nas negociações, a ideia com a possível vinda do PR é a de fazer uma “blitz” e anunciar a composição de sete partidos junto ao Ciro Gomes: PDT, PP, DEM, PR, Solidariedade, PHS e PRB.

Apesar das investidas que vem ocorrendo nos bastidores, o PRB ainda tem dado sinalizações de que vai compor com a chapa de Geraldo Alckmin (PSDB). Há, por outro lado, a possibilidade de o PSB também poder fechar com o PDT.

Continua depois da publicidade

É válido ressaltar que mesmo em meio a todas essas movimentações, ainda não há como assegurar se de fato o Centrão irá fechar com Ciro, tendo em vista que nem mesmo dirigentes envolvidos nas negociações são tão assertivos ou categóricos.

O fato é que neste momento pré-convenções as conversas têm ocorrido a todos instantes. E vão continuar até a última hora. Nesta quarta-feira, por exemplo, Ciro e Alckmin, que disputam o apoio do grupo, estarão em Brasília em diversas reuniões para tentar avançar numa composição de chapa.

A participação mais efetiva ou a ausência de alguns representantes do Centrão na convenção do PDT desta sexta-feira servirá de um bom elemento para ver quem dos dois está na frente da disputa pelo apoio do grupo.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.