Por que está tão difícil ser apenas ouvido hoje em dia?

As pessoas hoje estão quase totalmente fechadas a trocar ideias no ambiente corporativo.

Equipe InfoMoney

Publicidade

Renato Acciarto é jornalista e especialista em Comunicação Empresarial.

Você já foi a uma reunião de brainstorming que começa com uma apresentação em PowerPoint? Você já foi a uma reunião onde os executivos não estão abertos a uma apresentação do conceito, apenas falada, se não há um apoio de uma apresentação em ppt.? Nos tornamos escravos do PowerPoint? Mesmo para apresentar uma ideia que acaba de nascer?

As pessoas hoje, em geral, estão quase ou totalmente fechadas a conversar no ambiente corporativo. Pelo menos no face a face. Porwhatsapp ou messenger, tudo bem. Hoje a comunicação interpessoal depende de devices, de ferramentas de interação, como o celular, ousoftwares, como o tal do PowerPoint.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A conversa, pura e simplesmente, mesmo que seja para um tema profissional não serve mais. Afinal, conversar é para quem tem tempo. Chegar e apresentar uma ideia sem nenhuma apresentação detalhada passa a impressão que você nada fez. Conversar é coisa de bar, Happy Hour.

O nosso mundo está se tornando cada dia mais visual. As pessoas estão inábeis para criar uma tela mental sobre determinado tema. Ele tem que estar claro, ali na tela. Isso tem a ver com a incapacidade de se entregar totalmente em uma conversa no trabalho. Olhar atentamente o seu interlocutor, resistindo àquela tentação de verificar as atualizações no whatsapp ou Facebook. No mundo dos “sem tempo”, eu olho para você mas na verdade interajo com outra pessoa.

Será que esse modus operandi irá vencer? Será que aquela conversa entre profissionais de várias áreas, que podem resolver vários itens em poucos instantes, vai mesmo se transformar naquele looping de e-mails, fragmentado e com ideias em direções diferentes, sem concenso?

Continua depois da publicidade

Estamos perdendo o fulcro da comunicação, que é falar. Quem conversa de menos, faz relacionamento interpessoal de menos. Não cria laços e esfria a relação, que no fundo, apesar do whatsapp, facebook, smartphone, é feita por pessoas, entre pessoas. Não máquinas.

Acredite, pelo menos na cultura brasileira: menos relacionamento no trabalho = menor resultado = menor network = menos possibilidades de sucesso profissional.

Pense nisso.