Como ficam os dividendos de FIIs de papel com a volta da inflação?

Após três meses de deflação – que reduziu os dividendos dos FIIs de papel – o IPCA voltou ao positivo e com ele a expectativa de recuperação dos rendimentos dos ativos.

Os FIIs de papel investem em títulos de renda fixa atrelados a índices de inflação e ao CDI. Quando o indexador do título sobe, a receita do fundo cresce, bem como os dividendos.

Por outro lado, quando o indexador cai – como ocorreu com o IPCA entre julho e setembro – a receita do fundo encolhe e acaba refletindo nos dividendos pagos aos investidores.

A volta da inflação em outubro sinaliza para um aumento dos dividendos, mas, para quem já sonha com os altos rendimentos de um passado não muito distante, os próximos meses podem não ser tão generosos.

Nathan Octavio, criador do canal ClickInvest, alerta que montar uma estratégia com a premissa de uma inflação estabilizada em 12% ao ano é tão descolada da realidade quanto montar uma estratégia acreditando em um IPCA de 2% ao ano.

Como o Brasil não é um país que costuma apresentar deflação, mesmo com a inflação controlada, os FIIs de papel devem apresentar um desempenho interessante para os próximos meses, acredita o especialista.

Saiba mais sobre os FIIs de papel x inflação na matéria do InfoMoney