Direto ao ponto: à espera da reunião do Fed, Ibovespa deve seguir em alta

Mercado aguarda por novos estímulos à economia dos Estados Unidos; Usiminas e TIM divulgam balanço do 2º trimestre

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – No embalo das declarações do italiano Mario Draghi, presidente do BCE (Banco Central Europeu), o Ibovespa terminou a sessão da última sexta-feira (27) em forte avanço de 4,72% aos 56.553 pontos – maior ganho em um pregão desde 9 de agosto de 2011. 

Tanto otimismo se explica por Draghi ter reafirmado seu comprometimento com a manutenção do euro e o mercado aguarda agora por um conversa decisiva entre Draghi e o presidente do banco central alemão, Jens Weidmann. O apoio do banco alemão aumenta a credibilidade de uma intervenção do BCE, permitindo que ele apresente uma frente unida aos mercados financeiros. 

Diante dessa euforia, o analista do BB Investimentos, Hamilton Moreira Alves, estima que o Ibovespa vai seguir o viés de alta nesta segunda-feira (30), lembrando ainda que o mercado aguarda por mais suporte do Federal Reserve. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Depois dos Estados Unidos terem reportado um avanço de 1,5% no PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre, aumentam as expectativas de que o banco central do país irá intervir na economia. A reunião do Fomc (Federal Open Market Committee), que inicia na próxima quarta-feira, pode trazer alguma resposta, fazendo com que o mercado siga desde a segunda-feira na expectativa dessa resposta, indica Alves. 

Agenda e divulgação de balanços
Além disso, o mercado deve ficar atento nesta sessão à divulgação do relatório Focus, assim como o IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado) na agenda doméstica. Na última atualização do Focus foi mantida a projeção do PIB do País em 1,9% para 2012, depois de dez cortes nas estimativas da expansão da economia. 

Por fim, dando continuidade à temporada de balanços, os investidores também devem acompanhar a divulgação de resultados de importantes empresas no Ibovespa, como Usiminas (USIM3; USIM5) e TIM (TIMP3).