Em vale

É acionista da Vale? Entenda por que vale a pena converter VALE5 em VALE3

Prazo para conversão de ações preferenciais em ordinárias termina nesta sexta-feira (11) e a mineradora já anunciou que 72,2% dos papéis convertidos, superando o porcentual mínimo estabelecido na conversão voluntária, de 54,09%; contudo, dúvidas ainda persistem

SÃO PAULO - O prazo para conversão das ações preferenciais da Vale (VALE5) em ordinárias (VALE3) termina nesta sexta-feira (11) e ainda assim muitos investidores ainda estão na dúvida sobre aderir ou não à troca de papéis. Mas afinal, por que vale a pena aderir à conversão de ações da Vale?

A indecisão de alguns acionistas gira em torno do receio da troca resultar em prejuízo financeiro ou então em recebimento de menores dividendos - já que quem aderir à conversão receberá 0,9342 ação VALLE3 para cada 1 VALE5. Mas os analistas e gestores consultados pelo InfoMoney disseram que a que ambas preocupações não são justificadas e que a conversão vale a pena.

Sobre dividendos, a Vale não tem distinção de valores pagos por VALE3 ou VALE5, e mesmo que o dividendo por ação a ser recebido seja menor (já que você terá menos ações a partir da troca) no longo prazo isso será residual olhando para um horizonte de longo prazo, explica um dos gestores consultados pelo InfoMoney. Já sobre a relação de troca, um outro gestor disse que não só foi justa como foi "até melhor que a média histórica". Isso sem contar que, quanto mais acionistas aderirem à conversão, menor atratividade e liquidez VALE5 passará a ter a partir do processo, o que pode fazer com que seu valor fique ainda menor em relação a VALE3.

Início de negociações
Se você ainda não aderiu à conversão de ações, basta entrar em contato com a corretora onde estes papéis estão custodiados e solicitar a participação - aos que tem ações escrituradas no Bradesco, é preciso ir até uma agência bancária com carteira de identidade e CPF. O prazo se encerra nesta sexta-feira (11) mas os ativos VALE3 só estarão sob posse dos acionistas ao longo do dia 15, informa a Vale. Até lá, os papéis preferenciais que foram convertidos ficarão impedidos de serem negociados.

Contato