Mudança da CMN pode ter aberto oportunidade na “barriga” da curva de juros brasileira

Juros 2020 e 2021 ainda oferecem oportunidade para o investidor

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) — O investidor ainda pode se beneficiar dos prêmios elevados no trecho intermediário da curva de juros, de acordo com analistas ouvidos pela Bloomberg. Em meio à manutenção de surpresas baixistas com a inflação corrente, o viés continua sendo de queda das taxas futuras para a região em torno do DI para janeiro de 2020 e de 2021.

A decisão do CMN sobre o prazo médio de repactuação mínimo de títulos de renda fixa, anunciada na semana passada, teve mais efeito ao derrubar sobretudo as taxas dos vértices longos. Isso porque a ponta longa é o trecho que tem mais concentração de operações dos players afetados pela medida: fundos de investimento especialmente constituídos (FIE) de seguradoras e entidades abertas de previdência complementar. Na “barriga da curva”, o impacto foi moderado.

Enquanto o DI Jan/27 despencou 28 pontos nos dois dias subsequentes ao anúncio da medida, o DI Jan/21 caiu apenas 8 pontos no mesmo período.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A inclinação da curva de juros oferece oportunidade aos investidores, com prêmio “enorme”, disse Gabriel Gersztein, estrategista-chefe do BNP Paribas para câmbio e renda fixa na América Latina, em entrevista no escritório da Bloomberg em São Paulo, na segunda-feira.

Gerszstein vê oportunidade para ficar aplicado no trecho em torno de Jan/20 e Jan/21. Mesmo após a decisão recente do CMN sobre aplicações dos fundos de pensão já promover um movimento de desinclinação, o prêmio embutido na curva permanece anormalmente alto, segundo o BNP.

Há espaço para queda adicional da taxa no DI Jan/21, diz Isabela Guarino, economista da XP Gestão. Além da questão técnica, que está sendo resolvida desde a reunião do CMN, a economista aponta para o cenário “extremamente benigno” da inflação e dos núcleos, o que sugere a sustentabilidade dos juros em nível baixo.

Continua depois da publicidade

A maior parte dos economistas aposta na manutenção do juro ao longo de 2018, como mostra a pesquisa Focus. Além disso, o mercado já precifica mais de 50% de chances de nova redução de 0,25 pp em março.

“É muito difícil haver uma alta muito relevante de juros mais adiante, mesmo se o Federal Reserve optar por uma elevação adicional de 25bps”, diz José Francisco Gonçalves, economista-chefe do Banco Fator. 

Quer investir em ações e pagar só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear.