Empresa responsável por votação acusa governo Maduro de manipular números na eleição de Constituinte

O presidente do parlamento, Júlio Borges, disse que irá pedir à procuradoria uma investigação sobre a denúncia

Marcos Mortari

Nicolás Maduro, ditador da Venezuela

Publicidade

SÃO PAULO – A Smartmatic, empresa responsável pelo provimento de serviços tecnológicos nas eleições venezuelanas ao longo da última década, afirmou nesta quarta-feira (2) que o número de eleitores que participaram da votação que elegeu os 545 membros da Assembleia Constituinte no país foi manipulado.

Segundo autoridades eleitorais locais, mais de oito milhões de pessoas votaram no último domingo, 30 de julho. O quórum representaria 42% do eleitorado.

Em entrevista coletiva realizada em Londres, o diretor-executivo da companhia, Antonio Mugica, afirmou que não há dúvidas de que a taxa de participação nas recentes eleições para a Assembleia Nacional Constituinte foi “manipulada”. Ele estima que ao menos um milhão de votos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A coalizão opositora, por sua vez, diz que o número de votantes não passou de 2,5 milhões, o que corresponde a 12% do eleitorado no país. O presidente do parlamento, Júlio Borges, disse que irá pedir à procuradoria uma investigação sobre a denúncia.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.