Ações da TIM avançam após ser negada a culpa por queda em ligações

Notícia contribui para melhorar a imagem da empresa, que estava desgastada, explica analista de mercado

Publicidade

SÃO PAULO – As ações da TIM Participações (TIMP3) se destacam na ponta compradora do Ibovespa na sessão desta segunda-feira (12), após a empresa divulgar um comunicado relatando que não é culpada pelas quedas em ligações. Em agosto, a companhia foi acusada de derrubar ligações por um grande número de usuários.

Por volta das 12h35 (horário de Brasília), os papéis da companhia registravam valorização de 2,08%, para R$ 7,86 – a 5ª maior alta do Ibovespa no horário. No seu melhor momento do dia, os ativos chegaram a subir 2,47%, quando bateram R$ 7,86. No mês, os papéis já avançam 9,44%, mas no ano ainda perdem 13,04%.

Segundo informa o texto, a TIM contratou duas empresas (Ericsson e PricewaterhouseCoopers) para verificar se realmente houve tais erros. “Segundo as avaliações, a Ericsson pode seguramente afirmar que não existem evidências levantadas nas Centrais Telefônicas e Solução de Rede Inteligente Ericsson que indiquem formas propositais ou intencionais de promover desconexões na rede da TIM”, relata a empresa.

Continua depois da publicidade

De acordo com o analista de uma corretora que pediu para não ser identificado, a notícia contribui para melhorar a imagem da empresa, que estava desgastada. “Isso ajuda a tirar um pouco o medo com a empresa, e melhorar a imagem dela em geral”, disse.

Ele acredita que as ações da companhia deverão seguir trajetória de recuperação, pois o plano de meta aprovado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), na semana passada, ter sido melhor do que os investidores esperavam. “Os papéis devem se recuperar, pois ‘apanharam’ bastante, com o mercado trabalhando com o pior cenário para a empresa”, acrescentou.

Já no médio prazo, o analista vê que a empresa deve incrementar seus resultados com a expansão de serviços de banda larga.

Anatel
A TIM ainda afirmou que estes estudos foram concluídos recentemente e apresentados à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), como contribuição para o trabalho que a Agência está concluindo a fim de esclarecer o caso.

No comunicado, a TIM nega “qualquer prática ilícita ou qualquer manobra que ferisse a transparência no relacionamento com seus clientes”, diz.

essa notícia sozinha não tem impacto soznha mas tira um peso pq ta com plano geral de metas pra sair, pessoal ja temn transparecnia maior do q vai acontecer no setor.