Smiles lança novo programa de milhas; porém, cenário é menos atrativo para cliente

Novo modelo é revelado dias depois após a Gol anunciar que vai parar de creditar milhas no programa da Smiles para quem voar com tarifa promocional

Lara Rizério

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SÃO PAULO – Os passageiros da GOL (GOLL4) que aderirem ao novo programa da Smiles (SMLE3) poderão, a partir desta terça-feira (17), ter acesso aos programas de promoções de voos da companhia e passarão a ganhar mil milhas por mês, através do Clube Smiles. Para participar do clube, o associado pagará uma mensalidade de R$ 30,00 no cartão de crédito.

Vale ressaltar que o novo modelo passará a valer dias depois após a Gol anunciar que vai parar de creditar milhas no programa da Smiles para quem voar com tarifa promocional – esta mudança entra em vigor a partir do próximo dia 10 de outubro. Quando foi divulgada a mudança, na última quarta-feira (11), os papéis da Smiles chegaram a registrar queda de 7,77%. Naquela ocasião, o Credit Suisse destacou que as alterações no programa eram esperadas desde o IPO da companhia, mas o impacto do novo mecanismo de cálculo pode implicar em uma queda de 50% no volume de milhas emitidas pela Gol, ante uma expectativa anterior de 25%. Atualmente, as emissões de milhas pela Gol representam 20% do volume total de milhas da Smiles e 15% do faturamento bruto da companhia.

Segundo comunicado enviado ao mercado nesta terça-feira, um dos atrativos do Clube Smiles é bonificação progressiva nas transferências de pontos realizadas de bancos e cartões de crédito. A bonificação em milhas Smiles varia de 5%, a partir de 6 meses até 11 meses de associação, a 10% a partir de 12 meses. A adesão ao clube pode ser feita no site da Smiles.

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A companhia destacou ainda que haverá  maior validade das milhas adquiridas mensalmente no clube. Essas milhas terão um ano a mais de validade segundo a categoria Smiles dos clientes. Para os clientes das categorias Smiles e Prata, cuja validade das milhas é de 3 anos, as milhas do clube valerão 4 anos. Para a categoria Ouro, com validade de 4 anos, as milhas do Clube valerão 5 anos e já para os clientes Diamante, cuja validade das milhas é de 5 anos, as mil milhas mensais valerão 6 anos.

Contudo, conforme destaca a equipe de análise da XP Investimentos, enquanto o novo programa pode ajudar na retenção de clientes que a Smiles tem risco de perder com a mudança recente, o novo cenário ainda é bem menos atrativo para os clientes e, portanto, menos atrativo para os parceiros da companhia. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.