Santander resgata rival espanhol Banco Popular

O Santander pedirá aos investidores cerca de 7 bilhões de euros de capital novo para cobrir o custo de reforçar o Popular, que foi afetado por bilhões de euros de empréstimos de propriedades arriscados

Reuters

Publicidade

MADRI/FRANKFURT (Reuters) – O Santander (SAN.MC: Cotações), maior banco da Espanha, vai comprar o rival Banco Popular (POP.MC: Cotações) pelo valor nominal de 1 euro após autoridades europeias determinarem que a instituição estava à beira da insolvência.

O Santander pedirá aos investidores cerca de 7 bilhões de euros (7,9 bilhões de dólares) de capital novo para cobrir o custo de reforçar o Popular, que foi afetado por bilhões de euros de empréstimos de propriedades arriscados.

O resgate, que ocorreu após uma declaração do Banco Central Europeu de que o Banco Popular estava a caminho de afundar, marca o primeiro uso de um regime da UE para lidar com bancos em dificuldade adotado após a crise financeira.

Continua depois da publicidade

O Popular, o sexto maior banco da Espanha, há muito tem sofrido e repetidamente pediu aos acionistas dinheiro novo. Mas uma aceleração recente nos saques de contas agravou seus problemas de financiamento, provocando sua venda.