SÃO PAULO - A sessão desta quinta-feira (9) foi marcada pela decisão do BCE (Banco Central Europeu) em manter a taxa de juro da Zona do Euro inalterada em 1% ao ano, conforme o mercado já esperava. O dia também contou com a divulgação do acordo entre os líderes da Grécia sobre as medidas de austeridade, para assegurar o resgate e manter o país de pé.
Para o analista da Lopes & Filho Associados, Júlio Hegedus, apesar de o acordo ter sido acertado, um calote coordenado já aconteceu. "Quando os credores são obrigados a aceitar um desconto dessa magnitude, de 70%, como neste caso da Grécia, o calote foi dado, de certa forma", opinou.
No que diz respeito à manutenção da taxa de juro da região, Hegedus diz que a decisão foi acertada e que o BCE a manterá sua política inalterada no médio prazo. "Até que as economias europeias consigam sair desse atoleiro, não haverá mudança nesse sentido e acredito que mesmo estando em um patamar baixo, ela é sustentável". Confira:
