Rodrigo Maia deixa governo de SP um dia depois de apoio de Garcia a Bolsonaro

Ex-presidente da Câmara dos Deputados ocupava a Secretaria de Projetos e Ações Estratégicas

Fábio Matos

Rodrigo Maia (Foto: Tania Rego/Agência Brasil)

Um dia depois de o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), anunciar seu apoio “incondicional” a Jair Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) no segundo turno das eleições, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (PSDB) anunciou que está de saída da administração tucana no estado.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Nesta quarta-feira (5), Maia confirmou que deixou o comando da Secretaria de Projetos e Ações Estratégicas da gestão Garcia. Ele havia sido nomeado para o cargo em agosto do ano passado, pelo então governador João Doria (PSDB).

Leia mais: Quais partidos vão apoiar Lula e quais escolheram Bolsonaro para o segundo turno

Embora não tenha divulgado publicamente os motivos que o levaram a deixar o governo paulista, essa decisão é atribuída justamente ao posicionamento de Garcia em favor de Bolsonaro no segundo turno da eleição presidencial. Maia é crítico do governo federal e se tornou um dos principais alvos dos simpatizantes de Bolsonaro – e o próprio presidente – no período em que esteve à frente da Câmara.

Em um post publicado em sua conta no Twitter, Maia se limitou a anunciar sua saída da secretaria e agradeceu a Doria e Garcia “pela oportunidade”.

Mais baixas

Além de Maia, duas secretárias deixaram suas pastas: Zeina Latif (Desenvolvimento Econômico) e Laura Muller Machado (Desenvolvimento Social). Segundo o portal G1, elas serão substituídas, respectivamente, por Bruno Caetano e Célia Leão.

O secretário da Fazenda, Felipe Salto, que havia indicado publicamente sua preferência pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também pensou em sair, mas foi convencido a permanecer pelo próprio Garcia.

“Fico pela lealdade à equipe técnica e pelo compromisso que assumi em abril com o governador de tocar os projetos da secretaria até o final do ano”, confirmou Salto em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. Ele conversou com Garcia por telefone, e o governador teria assegurado que o secretário tem total liberdade para apoiar Lula.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Além do InfoMoney, teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”.