MDB decide liberar filiados a apoiar Lula ou Bolsonaro no segundo turno

Anúncio foi feito poucas horas da esperada manifestação de apoio de Simone Tebet à campanha de Lula

Marcos Mortari

Publicidade

O MDB, partido que teve a senadora Simone Tebet (MS) como candidata à Presidência da República nestas eleições, anunciou, nesta quarta-feira (5), que libera seus filiados a apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou o presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da disputa pelo Palácio do Planalto.

O anúncio, feito por meio de nota, ocorre poucas horas da esperada manifestação de apoio de Simone Tebet à campanha de Lula. No primeiro turno, a parlamentar recebeu 4.915.423 votos, o equivalente a 4,16% dos votos válidos, terminando a disputa na terceira posição.

Leia mais: Quais partidos vão apoiar Lula e quais escolheram Bolsonaro para o segundo turno

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“Nas últimas 48 horas, dirigentes, congressistas, governadores e prefeitos externaram sua posição em relação à disputa nacional em segundo turno. Por ampla maioria, o MDB decidiu dar liberdade para que cada um se manifeste conforme sua consciência”, diz a nota assinada pelo deputado Baleia Rossi (SP), presidente do partido.

“Em qualquer cenário, o MDB deixa claro que cobrará do vencedor o respeito ao voto popular, ao processo eleitoral como um todo e, sobretudo, a defesa intransigente da Constituição de 1988 e do Estado Democrático de Direito”, conclui.

Veja a nota na íntegra:

Continua depois da publicidade

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.