Em petrobras

Pedro Parente pede demissão da presidência da Petrobras

Imediatamente após a notícia, as ações da estatal entraram em leilão na B3, ao passo que os ADRs despencam até 10% em Wall Street

Pedro Parente
( José Cruz/Agência Brasil)

SÃO PAULO - Dois anos depois de tomar posse como presidente da Petrobras (PETR4), o executivo Pedro Parente pediu demissão do cargo na manhã desta sexta-feira (1). As informações foram dadas pela companhia por meio de fato relevante ao mercado. Neste momento, Parente está em reunião com o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto.

Imediatamente após a notícia, as ações da estatal mergulharam na B3. A notícia também impactou as ações da BRF. Saiba mais clicando aqui.

Desde que a greve dos caminhoneiros começou, há onze dias, as ações da estatal acumularam perdas de 25%.

Nos últimos dias, a paralisação nacional dos caminhoneiros ampliou a pressão política sobre Parente. O principal alvo era a política de preços da companhia sobre os combustíveis, com reajustes diários, conforme as flutuações do mercado internacional. Com a recente alta do petróleo e do dólar, os preços dispararam no Brasil e motivaram uma mobilização que durou onze dias e provocou problemas de abastecimento país afora.

Em uma série de vídeos, o agora ex-presidente Pedro Parente e executivos da empresa defenderam a estratégia de refino, formação de preço, endividamento e justificam os reajustes diários.

Veja a íntegra da carta de demissão de Pedro Parente.

No fato relevante divulgado nesta sexta, a Petrobras informa que a nomeação de um CEO interino será examinada pelo Conselho de Administração ao longo do dia, e que a composição dos demais membros da diretoria executiva da companhia não sofrerá qualquer alteração.

CONFIRA A ÍNTEGRA DO FATO RELEVANTE:

A Petrobras informa que o senhor Pedro Parente pediu demissão do cargo de presidente da empresa na manhã de hoje. A nomeação de um CEO interino será examinada pelo Conselho de Administração da Petrobras ao longo do dia de hoje. A composição dos demais membros da diretoria executiva da companhia não sofrerá qualquer alteração. Fatos considerados relevantes serão prontamente comunicados ao mercado.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Contato