Ex-diretor da Petrobras, Jorge Zelada é preso na 15ª fase da Operação Lava Jato

Na 15ª fase da Lava Jato, denominada Conexão Mônaco, policiais federais cumprem um mandado de prisão preventiva no Rio de Janeiro e quatro mandados de busca e apreensão no Rio e em Niterói.

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A Polícia Federal lançou nova etapa da operação Lava Jato nesta quinta-feira, tendo como foco das investigações o recebimento de vantagens ilícitas no âmbito da diretoria internacional da Petrobras (PETR3;PETR4), informou a PF em nota.

Na 15ª fase da Lava Jato, denominada Conexão Mônaco, policiais federais cumprem um mandado de prisão preventiva no Rio de Janeiro e quatro mandados de busca e apreensão no Rio e em Niterói.

O preso é o ex-diretor da área Internacional da Petrobras Jorge Luiz Zelada. Zelada foi detido no Rio de Janeiro, em casa, e será encaminhado para a carceragem da PF em Curitiba nesta quinta-feira. O ex-diretor foi citado por Paulo Roberto Costa, ex-diretor de abastecimento da estatal, como um dos beneficiários do esquema de corrupção na estatal. 

Continua depois da publicidade

Pedro Barusco, ex-gerente de serviços da Petrobras, também mencionou Zelada ao falar da mediação de Renato Duque, que também atuava na diretoria de Serviços da estatal, no esquema de pagamento de propina.

Segundo o MPF (Ministério Público Federal), Zelada teve 10 milhões de euros bloqueados por autoridades do Principado de Mônaco. As autoridades de Mônaco também bloquearam o equivalente a cerca de R$ 40 milhões de Zelada. Ele foi o sucessor de Nestor Cerveró e atuou na área Internacional da Petrobras entre 2008 e 2012.

“Os investigados responderão pelos crimes de corrupção, fraude em licitações, desvio de verbas públicas, evasão de divisas e lavagem de dinheiro”, informou a PF em comunicado.

A Lava Jato investiga um esquema bilionário de corrupção na Petrobras, no qual empreiteiras teriam formado um cartel para vencer contratos de obras da estatal. Em troca, teriam pago propinas a funcionários da empresa, operadores que lavariam o dinheiro do esquema, políticos e partidos.

(Com Reuters)

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.