Barbosa e Mercadante são favoritos para presidência do Conselho da Petrobras, diz fonte

Segundo essa fonte, a escolha de Barbosa seria adotada para equilibrar o poder entre os ministérios do Planejamento e da Fazenda, dando mais força para Barbosa; já Mercadante é mais próximo de Dilma

Reuters

Publicidade

BRASÍLIA – O novo presidente do Conselho de Administração da Petrobras (PETR3;PETR4) deverá ser escolhido entre o futuro ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, e o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, disse à Reuters nesta sexta-feira uma fonte próxima à presidente Dilma Rousseff.

“Dificilmente a Dilma escolherá o Joaquim Levy (futuro ministro da Fazenda) para presidir o conselho. Acho que deve ficar entre o Barbosa e o Mercadante”, afirmou fonte, que prefere ficar no anonimato.

Segundo essa fonte, a escolha de Barbosa seria adotada para equilibrar o poder entre os ministérios do Planejamento e da Fazenda, dando mais força para Barbosa.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Já Mercadante, segundo a fonte, é o ministro mais próximo de Dilma há meses, e essa proximidade pode levá-lo ao Conselho de Administração, principalmente com a situação delicada da Petrobras.

A estatal está no centro de investigações da operação Lava Jato, da Polícia Federal, que apura um suposto esquema de corrupção envolvendo superfaturamento de contratos de empreiteiras com a estatal e repasse de recursos para partidos políticos.

As ações da Petrobras acumulam perdas de cerca de 40 por cento neste ano.

Continua depois da publicidade

Uma outra fonte do Palácio do Planalto disse à Reuters que “não sente nenhuma motivação” de Levy em assumir o comando do Conselho de Administração da Petrobras, que hoje está com o ministro Guido Mantega (Fazenda).

Atualmente, além de Mantega, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Luciano Coutinho, estão entre os conselheiros mais próximos do governo que compõem o Conselho de Administração.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.