Folha: Lula sabia de esquema na Petrobras desde 2005, diz Yousseff; Dilma também é citada

O doleiro afirmou em seu depoimento que a presidente também tinha conhecimento do esquema de desvios de recursos, mas foi citada menos vezes do que Lula, segundo relatos de duas fontes ouvidas pelo jornal

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O jornal Folha de S. Paulo reiterou a capa da Veja de sexta-feira (24), em que o doleiro Alberto Youssef disse que Lula teve conhecimento do esquema de corrupção na Petrobras. Duas fontes que acompanham a investigação confirmaram ao jornal que Yousseff mencionou Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente em depoimentos, sendo que ele foi mais citado do que ela. 

Em sua delação, o doleiro afirmou que Lula teve conhecimento do esquema de propina na Petrobras após a eclosão da crise do mensalão, em 2005. De acordo com o relato de Yousseff, Lula procurou o presidente do PP à época, José Janene, para discutir como acalmar os deputados do partido, descontentes com a perda do financiamento ilícito que recebiam via mensalão.

O doleiro afirmou em seu depoimento que a presidente também tinha conhecimento do esquema de desvios de recursos. As citações a Dilma e de Lula foram reveladas pela ‘Veja’.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A revista “Veja” destacou ainda que o ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli ordenou o pagamento de R$ 1 milhão a uma agência de publicidade que ameaçava revelar o esquema, sendo que ele negou veeemente, em nota, a acusação. 

Youssef era próximo de Janene, que morreu em 2010, e do próprio PP. O partido aderiu à base aliada do governo Lula em 2003 e recebeu R$ 4,1 milhões durante o mensalão.

O Instituto Lula diz que o ex-presidente não comenta “vazamentos seletivos” sobre depoimentos sigilosos feitos às vésperas da eleição. Já Dilma afirmou na TV que a revista “faz terrorismo” e responderá na Justiça, pois não há provas dos depoimentos. O advogado de Yousseff, Antonio Figueiredo Basto, não confirmou nem negou as palavras do doleiro. 

Continua depois da publicidade

Polêmica na Veja
Revista Veja trouxe na sua última edição uma capa mostrando Lula e Dilma em um fundo preto com a chamada “Eles sabiam de tudo”. Um texto separa o rosto dos dois petistas com os seguintes dizeres: “O doleiro Alberto Youssef, caixa do esquema de corrupção da Petrobras, revelou à Polícia Federal e ao Ministério Público, na terça-feira passada, que Lula e Dilma Rousseff tinham conhecimento das tenebrosas transações na estatal”.

Segundo trecho da matéria, em determinado momento de sua conversa com a Polícia, Youssef teria sido questionado sobre o nível de envolvimento das autoridades brasileiras: “O Planalto sabia de tudo!”, respondeu o doleiro. “Mas quem no Planalto?”, perguntou o delegado. “Lula e Dilma”, completou Youssef.

Vale lembrar que no início de setembro, a mesma Veja publicou uma edição com os relatos da delação premiada de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras. Na ocasião, em um trecho da matéria, o executivo já teria indicado que Lula sabia dos esquemas de corrupção dentro da estatal. Dessa vez, a revista promete as informações da delação feita por Alberto Youssef, doleiro que teria sido um dos principais nomes nos esquemas.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.