Produção de petróleo da Petrobras em março é a menor desde setembro

Produção da estatal caiu 3,8% entre fevereiro e março, para 1,846 milhão de barris por dia; paradas programadas na Bacia de Campos provocaram esse recuo

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – A produção de petróleo da Petrobras (PETR3, PETR4) no Brasil caiu 3,8 por cento em março ante fevereiro, para 1,846 milhão de barris por dia (bpd) em média, informou a estatal na última sexta-feira (28).

O volume é o menor desde setembro do ano passado, quando a estatal produziu 1,843 milhão de barris.

Veja mais: Lucro da Petrobras cai 17% para R$ 7,69 bi; supera expectativas

Continua depois da publicidade

O dado de março foi divulgado após o anúncio dos resultados do primeiro trimestre, que foram fortemente afetados pela baixa na produção, em função de paradas para manutenção das plataformas.

“A queda do volume produzido decorreu, principalmente, de paradas programadas em plataformas da Bacia de Campos: P-9, PCE-1 e FPSO-Espírito Santo (Parque das Conchas, operado pela Shell) e da continuação da parada programada da P-54, iniciada no dia 27 de fevereiro, mas com maior impacto em março”, disse a estatal em comunicado.

A queda ainda foi parcialmente reduzida pela continuidade do ramp-up (crescimento da produção) do FPSO Cidade de Itajaí, em Baúna, e do FPSO Cidade de Anchieta, em Baleia Azul, acrescentou a Petrobras.

A empresa tem lidado ainda com o declínio natural da produção em campos da bacia de Campos, principal área produtora do país.

No relatório dos resultados, a Petrobras reafirmou que a produção de óleo e gás natural no Brasil em 2013 deve ficar estável em relação a 2012, tendo menor patamar no primeiro semestre pela concentração de paradas para manutenção.

A empresa relatou ainda que a produção de gás natural –sem liquefeito– dos campos no Brasil alcançou 63,6 milhões de metros cúbicos, indicando um aumento de 1,2 por cento na comparação com fevereiro.