XP e Concórdia ressaltam forte evolução das vendas no resultado do Pão de Açúcar

Maior margem bruta, controle de despesas, ganhos de sinergia e bons resultados da Via Varejo foram pontos positivos

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O resultado do Pão de Açúcar (PCAR4) para o primeiro trimestre de 2012, divulgado na última segunda-feira (7), foi considerado positivo pela Concórdia e pela XP Investimentos.

Os analistas da Concórdia, Leonardo Zanfelicio e Karina Freitas, ressaltam que os números do grupo mostraram forte evolução nas vendas, mesmo com o menor número de lojas e com o cenário macroeconômico mais desafiador para o consumo. Já a equipe de análise da XP Investimentos destaca que o grupo apresentou números bastantes consistentes, principalmente através da Via Varejo.

Esse resultado positivo não ocorreu só pelo crescimento de vendas acima do ritmo, afirmam os analistas da XP, mas principalmente pelo forte ganho de margem bruta, controle de despesas e um forte Ebitda (geração operacional de caixa).

Continua depois da publicidade

Fortes margens e geração de caixa
Zanfelicio e Karina, por sua vez, avaliam que a margem Ebitda (relação percentual entre a receita líquida e a geração operacional de caixa) foram positivas para o grupo. De acordo com os analistas, nem mesmo a maior participação da bandeira Assaí – que opera à margens mais baixas – foi suficiente para mitigar os benefícios da estratégia comercial e dos ganhos de sinergia com a integração com a Via Varejo. 

O braço alimentar vem perdendo espaço no grupo, afirmam os analistas da XP, devido à natureza já consolidada e com menores sinergias. Com isso, o segmento passou a representar 65% da geração de caixa no primeiro trimestre desse ano, uma queda de 7 pontos percentuais na comparação com o mês anterior. Contudo, apesar dos bons resultados da Via Varejo, o foco de investimento segue no segmento alimentar, correspondendo a 78% do total investido no trimestre. 

Perspectivas positivas
Tendo em vista a tendência de melhora do consumo ao longo dos próximos trimestres – com a implementação de diversas medidas de estímulo pelo governo -, os analistas da Concórdia acreditam que as perspectivas para a companhia são positivas. “Vale ressaltar que o Grupo Pão de Açúcar é a melhor alternativa para aqueles investidores que acreditam na expansão do varejo no Brasil, visto que ele opera em diversas categorias de consumo, tendo como exemplo alimentos, cuidados pessoais, higiene e beleza, vestuários, eletroeletrônicos, móveis, drogarias, postos de combustíveis, entre outros”, afirmam Karina e Zanfelicio.

Entretanto, os analistas  seguem com a recomendação de manutenção para as ações PCAR4, tendo em vista que são negociados acima do preço-alvo da corretora. Zanfelicio e Karina possuem target de R$ 80,26 por ação, o que configura um downside de 7,85% em relação ao fechamento da última segunda-feira (7). 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.